Caranguejos, ostras e outras delícias do litoral para aproveitar no verão
Quem aproveitar a temporada entre 2024 e 2025 do Verão Maior Paraná, com uma ampla lista de programação, também pode incluir viagens gastronômicas para ampliar o paladar.
Por Gazeta do Paraná
A temporada de férias abre o apetite do turista no litoral paranaense. Essa época do ano coincide com algumas ótimas oportunidades de provar sabores típicos da região. Pratos clássicos e ingredientes sazonais ganham um tempero especial. Quem aproveitar a temporada entre 2024 e 2025 do Verão Maior Paraná, com uma ampla lista de programação, também pode incluir viagens gastronômicas para ampliar o paladar.
Caranguejo
Uma iguaria apreciada no Paraná é celebrada no litoral – e por pouco tempo. O caranguejo é protegido em todo o território nacional, e existem normas sobre sua captura. A temporada estipulada começou recentemente: em todo o estado, é permitido comercializar esse crustáceo entre 30 de novembro e 15 de março. Assim, o verão é a estação para se consumir pratos que celebram o caranguejo. Em janeiro, Pontal do Paraná tem até Festival do Caranguejo. A culinária local costuma preparar paneladas do crustáceo e servir com vinagrete e farinha de mandioca. A quebra das carapaças para consumir a carne do animal faz parte de todo o processo, criando uma experiência gastronômica única.
Ostra
O litoral paranaense também vem se destacando na produção de ostras. A baía de Guaratuba ganhou reconhecimento internacional recentemente. Especialistas japoneses apontaram a produção feita em Cabaquara como a terceira melhor do mundo. Assim, o fornecimento local da iguaria traz uma qualidade de renome. A ostra pode ser consumida in natura, gratinada ou marinada no limão. Tem uma textura bem característica e um sabor especial, que vai bem com bebidas desde a caipirinha até um bom vinho branco.
Barreado
O mais famoso prato paranaense é o Barreado. Ele é composto por carne bovina desfiada cozida lentamente em panela de barro, servido com farinha de mandioca e banana. Combina diversas referências gastronômicas, dos povos nativos aos imigrantes. É conhecido principalmente em Morretes, Antonina e Paranaguá, mas pode ser apreciado em vários endereços, sempre mantendo o gostinho da cozinha paranaense.
Pratos Caiçaras
A população tradicional do litoral paranaense, chamada de caiçara, tem várias criações gastronômicas muito particulares. A Cambira, por exemplo, combina mar e terra: o peixe seco defumado é aliado à banana-da-terra. Clássico de Pontal do Paraná, é herdado de métodos de conservação de alimentos trazidos pelos portugueses. A receita costuma trazer especiarias e ser servida com pirão. Já o arroz lambe-lambe é como um risoto caiçara, facilmente encontrado em Guaratuba e Paranaguá. O prato conta com mariscos ainda na concha, arroz e temperos. Outra opção marcante é a Caldeirada de frutos do mar, feito em tachos de barro. Leva camarão, peixe, lula e siri, combinados a pimentões, cebolas e tomates.
Créditos: Curitiba Cult