Campeonato Paulista: Peixe tem duelo com o Novorizontino pelas quartas
O Santos irá enfrentar o time de melhor campanha na fase inicial do Paulistão
Por Luciano Neves
Créditos: Raul Baretta
O Santos visita o Novorizontino neste domingo (22), às 16 horas, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Para sair do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi com a vaga, o Peixe tenta alcançar um feito que ainda não conseguiu em 2026. Até aqui, o time não emendou duas vitórias consecutivas na temporada. Em 11 partidas no ano, aliás, a equipe soma apenas três triunfos. O momento, porém, é favorável. Na última rodada da fase de grupos, o Santos aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Velo Clube e chega embalado sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.
Entre 2025 e 2026, o Alvinegro Praiano chegou a registrar uma sequência positiva de quatro vitórias. Foram três seguidas pelo Brasileirão do ano passado — contra Sport, Juventude e Cruzeiro — e uma já no Estadual de 2026, justamente sobre o Novorizontino.
Amuleto da sorte?
A parceria entre Neymar e Juan Pablo Vojvoda tem rendido bons frutos ao Santos. Com o meia-atacante em campo, o treinador registra apenas uma derrota no comando do clube. O único revés aconteceu em 9 de novembro de 2025, quando o Peixe foi superado pelo Flamengo por 3 a 2, no Maracanã. Na ocasião, Neymar foi titular e deixou o campo aos 40 minutos do segundo tempo, sem participação direta nos gols. Fora esse tropeço, a dupla soma cinco vitórias e quatro empates — rendimento de 63,3%. Nos dez jogos em que estiveram juntos, Neymar iniciou como titular em oito deles, marcou cinco gols e distribuiu duas assistências. Vojvoda assumiu o Santos no fim de agosto de 2025 e, desde então, comandou a equipe em 29 partidas, acumulando nove vitórias, 12 empates e oito derrotas. Nesse período, Neymar ficou ausente em diversas oportunidades por causa de lesões. Sem o camisa 10, o treinador dirigiu o time em 19 partidas, com quatro triunfos, nove igualdades e seis derrotas — aproveitamento de 36,8%. A primeira atuação de Neymar em 2026 aconteceu no último domingo, e o retorno foi animador. O Santos goleou o Velo Clube por 6 a 0, na Vila Belmiro, pela rodada final da fase de grupos do Campeonato Paulista. O camisa 10 entrou no segundo tempo. Agora, a tendência é que ele volte ao time titular neste domingo, contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Estadual. Vojvoda espera que a parceria continue funcionando para garantir a classificação e aliviar a pressão.
Timão encara a Lusa neste domingo pelas quartas
O último semifinalista do Campeonato Paulista sairá do confronto entre Portuguesa e Corinthians, que jogam neste domingo (22), às 20h30, no Canindé. Na fase classificatória do Estadual, a Lusa terminou na quarta colocação e o Timão foi o quinto colocado. Por isso, o jogo das quartas de final, em confronto único, será na casa da Portuguesa. O Corinthians vai para o confronto embalado pela vitória sobre o Athletico-PR por 1 a 0, fora de casa, na última quinta-feira, em jogo atrasado da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória colocou o Timão no quinto lugar na tabela com seis pontos. O técnico Dorival Júnior admitiu que o Corinthians não fez um bom jogo diante do Athletico-PR, valorizou a valentia da equipe. “A partida não foi dentro do que esperávamos. Até o momento que fizemos o gol, tínhamos controle, estávamos buscando fazer as coisas da maneira correta. Creio que poucas equipes conseguirão fazer o resultado aqui. Em uma noite em que as coisas não saíram como queríamos, a equipe foi vibrante, valente, enfrentou uma situação muito complicada. Foi um resultado importante”, analisou o treinador em entrevista coletiva.
Créditos: Gazeta Esportiva
