Campeonato Carioca: Vasco tem retrospecto positivo sobre o Fluminense
O Flamengo também joga neste domingo e encara o Madureira
Por Luciano Neves
Créditos: Matheus Lima
A semifinal do Campeonato Carioca terá o clássico entre Vasco e Fluminense para definir um dos finalistas da competição. A partida será neste domingo (22), às 18 horas, no Estádio Nilton Santos. No retrospecto geral do confronto, a equipe cruzmaltina leva vantagem. Em 339 partidas disputadas, são 124 vitórias do Vasco, contra 114 do Tricolor das Laranjeiras, além de 101 empates.
O domínio vascaíno também aparece quando o recorte considera apenas duelos de mata-mata em competições neste século. O Gigante da Colina eliminou o rival em oito oportunidades, enquanto o Fluminense avançou em cinco. Apesar da desvantagem no recorte geral, foi o Tricolor quem venceu o primeiro confronto eliminatório do século. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil, os jogos de ida e volta terminaram empatados, mas o Fluminense avançou no critério de desempate.
Em 2003, o Vasco conquistou o título do Campeonato Carioca ao vencer os dois jogos da final contra o rival. Dois anos depois, as equipes se enfrentaram na semifinal do Estadual, com empate no tempo normal e classificação tricolor nos pênaltis: 8 a 7. Em 2006, pela semifinal da Copa do Brasil, o Vasco levou a melhor no placar agregado por 2 a 1. Já na semifinal do Carioca de 2008, após empate por 1 a 1, o Fluminense avançou nas penalidades (5 a 4). Em 2010, novamente em uma semi do Estadual, novo empate sem gols, mas com classificação vascaína nos pênaltis. Na decisão de 2012 do Carioca, o Fluminense ficou com o título sobre o rival. O troco cruzmaltino veio nas semifinais de 2013 e 2014, quando o Vasco eliminou o Tricolor em ambas as ocasiões. Os clubes voltaram a se encontrar em mata-mata apenas em 2017, outra vez pelo Estadual, com vitória do Fluminense por 3 a 0. Em 2018 (semifinal) e 2019 (final), o Vasco voltou a levar a melhor, eliminando o rival e, depois, conquistando o título. Após um hiato de seis anos sem confrontos eliminatórios, os times se reencontraram na semifinal da Copa do Brasil, quando o Vasco avançou ao vencer por 4 a 3 nos pênaltis, depois de empate por 2 a 2 no agregado.
Flamengo duela com o Madureira
Depois de ter sido derrotado no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, o Flamengo volta a campo neste domingo (22) pelas semifinais do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro encara o Madureira, às 20h30, no Maracanã. Por ter chegado nas semifinais com campanha inferior ao seu adversário, o Flamengo será o mandante no jogo de ida. A partida de volta será na próxima segunda, dia 02 de março, também no Maracanã, com mando do Madureira. A dúvida é de como o técnico Filipe Luís irá escalar a equipe. Isso porque, na próxima quinta-feira (26), o Flamengo faz o jogo de volta da Recopa Sul-Americana contra o Lanús, no Maracanã. A derrota por 1 a 0 no jogo de ida obriga o Rubro-Negro a vencer o jogo por dois gols de diferença. O Flamengo não quer desperdiçar a chance de perder a sua segunda decisão, em 2026. Filipe Luís reconheceu que o Flamengo precisa “melhorar urgentemente”. “Tentei equilibrar o máximo no físico, pois sabia que seria do mesmo jeito que foi contra o Vitória. Eles conseguiram afogar bastante nosso campo. (Eles) jogaram confortáveis, sempre pressionando e estando com a bola. Temos que melhorar urgentemente”, completou.
Créditos: Gazeta Esportiva
