Campeonato Carioca: Fogão tenta melhorar números em clássicos contra o Fla
Botafogo e Flamengo jogam neste domingo pelas quartas de final do Carioca
Por Luciano Neves
Créditos: Vitor Silva
A fase de quartas de final do Campeonato Carioca terá um grande clássico neste domingo (15). Trata-se do confronto entre Botafogo e Flamengo, que jogam às 17h30, no Estádio Nilton Santos. Mesmo fazendo uma primeira fase irregular, o Fogão conseguiu ficar com a primeira colocação no Grupo B, o que lhe deu a vantagem de ser o mandante no clássico. No Carioca, as quartas de final serão disputadas em partida única. Já o Fla conseguiu uma goleada sobre o Sampaio Corrêa na última rodada e avançou em quarto lugar na chave.
No caso do Glorioso, a meta é melhorar o desempenho em clássicos estaduais para avançar para as semifinais. Isso porque, o time perdeu três clássicos seguidos. Em três jogos, contra Vasco e Fluminense, o Glorioso sofreu três e sequer conseguiu marcar um gol contra os rivais. Na última quinta-feira, foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Brasileiro. Antes, perdeu para o Vasco como visitante e foi superado pelo Flu mais uma vez, em casa, pelo Estadual. Vale lembrar que este será o primeiro duelo do Botafogo contra o Flamengo na temporada, já que as duas equipes estavam na mesma chave na primeira fase e não se cruzaram.
Em 2025, o desempenho do Botafogo em clássicos não foi bom. Contabilizando jogos contra Flamengo, Fluminense e Vasco, o Glorioso disputou 12 partidas, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.
O Flamengo, atual campeão carioca, também vivenciou momentos de instabilidade no ano. Mas depois da goleada sobre o Sampaio Corrêa, que o colocou nas quartas de final, o time de Filipe Luís venceu o Vitória por 2 a 1, o primeiro resultado positivo do time no Brasileirão.
O último semifinalista do Campeonato Carioca sairá nesta segunda-feira (16). O Fluminense, que foi o campeão da Taça Guanabara, recebe o Bangu, às 18 horas, no Maracanã. O vencedor deste confronto cruza justamente com quem avançar do jogo entre Botafogo e Flamengo.
Créditos: LUCIANO NEVES
