RESULT

Câmara propõe programa que incentiva esporte e lazer para idosos

Projeto tem como objetivo principal promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa,

Por Gazeta do Paraná

Câmara propõe programa que incentiva esporte e lazer para idosos Créditos: Assessoria/CMC

Em sessão realizada nesta segunda-feira (28), a Câmara de Cascavel aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 10/2025, que institui o Programa de Incentivo à Prática de Esporte e Lazer para os Idosos no município. A iniciativa é de autoria dos vereadores Cidão da Telepar (Podemos), Policial Madril (PP) e Tiago Almeida (Republicanos).

O projeto tem como objetivo principal promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa, por meio de ações, programas e atividades que favoreçam um envelhecimento ativo e saudável. De acordo os proponentes, “serão criados e incentivados grupos de atividades físicas como ginástica, caminhada, dança e exercícios de fortalecimento, além da realização de eventos esportivos como as Olimpíadas da Terceira Idade".

Entre as diretrizes previstas estão ainda a adaptação de espaços públicos, a capacitação de profissionais especializados em educação física para o atendimento de idosos e a promoção de campanhas de conscientização sobre os benefícios da atividade física. A lei também autoriza o Executivo a firmar parcerias com instituições de ensino, empresas privadas e organizações não governamentais para viabilizar a execução do programa.

“Os brasileiros estão vivendo mais, e as pessoas com idade acima de 65 anos já passam de 10% da população. As evidências mostram que a prática regular de atividades físicas é essencial para a prevenção de doenças crônicas, manutenção da autonomia e promoção da saúde mental entre os idosos”, defende Tiago Almeida. O incentivo ao esporte também é apontado como uma estratégia para reduzir os custos públicos com saúde e assistência social.
 

Madril lembra “os principais benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade são a melhora do condicionamento físico e disposição, melhora da qualidade do sono, diminuição da ansiedade e do estresse, ampliação das relações sociais, controle do peso, melhora na mobilidade, equilíbrio e no controle da pressão arterial, redução das quedas e promoção da independência e autonomia”.

"Trata-se de uma política pública estratégica e necessária para que nossos idosos tenham mais qualidade de vida e independência. Queremos uma cidade que respeite e valorize essa fase da vida", afirma o vereador Cidão da Telepar.

O projeto retorna à pauta amanhã para ser votado em segunda discussão e, caso seja aprovado, segue para sanção do prefeito e, posteriormente, regulamentação do programa.

Assessoria de Imprensa/CMC