Botafogo garante vaga na Copa Intercontinental e no Mundial de Clubes de 2025
O Fogão foi o campeão da Libertadores da América pela primeira vez ao derrotar o Atlético-MG na decisão
Por Luciano Neves
Com o título da Libertadores da América, conquistado no fim de semana, o Botafogo garantiu uma vaga na Copa Intercontinental de 2024. A estreia do clube está marcada para o dia 11 de dezembro. O Glorioso entra nas quartas de final. A equipe alvinegra irá enfrentar o Pachuca, do México, no estádio 974, em Doha, no Catar. Quem passar terá pela frente o Al Ahly, do Egito, no dia 14 de dezembro. O Real Madrid já está na final. Ou seja, o Botafogo pode enfrentar o time espanhol no dia 18 de dezembro. Além da Copa Intercontinental, a equipe de Artur Jorge também vai disputar o Mundial de Clubes de 2025. Os cariocas ficaram com a última vaga do torneio, que será uma novidade. A competição será realizada nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho do próximo ano. Serão 32 equipes, divididas em oito grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada chave avançarão para as oitavas de final. A primeira fase será definida através de um sorteio. “Vamos viver isso de uma forma muito tranquila e serena para podermos desfrutar daquilo que conseguimos fazer. É por nosso mérito que estamos no Mundial. É mais um passo em frente na história do Botafogo. Terá seu tempo, antes tem o Brasileiro”, disse Artur Jorge após a vitória de 3 a 1 sobre o Atlético-MG.
O Botafogo, agora, foca no Campeonato Brasileiro. Líder da competição, o clube encara o Internacional nesta quarta-feira (04), fora de casa, pela 37ª rodada. A bola rola no gramado do Beira-Rio a partir das 21h30 (de Brasília).
Artur Jorge
Artur Jorge se tornou o terceiro técnico português a conquistar a Copa Libertadores, ao levar o Botafogo ao seu primeiro título com a vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 1 na final disputada no sábado (30), em Buenos Aires. O treinador de 52 anos se juntou a seus compatriotas Jorge Jesus e Abel Ferreira, que levantaram o troféu do principal torneio de clubes da América com Flamengo (2019) e Palmeiras (2020 e 2021), respectivamente. Os portugueses dominaram as últimas edições da Libertadores, com quatro títulos nas últimas seis edições. As duas restantes foram vencidas por brasileiros: Dorival Júnior com o Flamengo em 2022 e Fernando Diniz com o Fluminense em 2023. Artur Jorge também é o quarto europeu a levantar a Liberadores. O primeiro técnico do Velho Continente a conseguir foi o croata Mirko Jozić, campeão à frente do Colo Colo do Chile em 1991.