Base do Cascavel é destaque nos Estaduais
Técnico Tcheco valoriza o trabalho de base e já começa a reforçar o time principal com atletas do Sub-20
Por Luciano Neves

O Futebol Clube Cascavel viveu um fim de semana de êxtase. Isso porque, nas redes sociais, o time cascavelense explorou o fato de ter conquistado doze pontos. Na Série D do Campeonato Brasileiro, o clube comemorou a primeira vitória e fez 2 a 0 sobre a Inter de Limeira. Esta foi a segunda vitória do técnico Tcheco em sua segunda passagem pelo clube. Mas antes disso, as três categorias de base do Cascavel entram em campo pelo Campeonato Paranaense e todas as equipes venceram. No Estadual Sub-15, os Piás do Ninho derrotaram Araucária por 1 a 0. E no Sub-17, a equipe superou o mesmo Araucária com uma sonora goleada de 7 a 0. Estes dois jogos foram realizados no campo da Associação Atlética Coopavel. Para fechar os 100% de aproveitamento do clube, também no sábado, o time Sub-20 derrotou o Paraná Clube por 1 a 0, em jogo realizado no Ninho da Cobra. Esses resultados deixaram os três times cascavelenses muito bem posicionados em seus respectivos estaduais. O time Sub-20 é o vice-líder do Paranaense com treze pontos, dois a menos que o líder Athletico-PR. Em cinco jogos, os Piás do Ninho, do técnico Cesar Bueno, ainda estão invictos com quatro vitórias e um empate. No próximo fim de semana, o Cascavel volta a atuar pelo Paranaense e visita o Patriotas, na Toca do Jacaré, pela sétima rodada.
Na categoria Sub-15, o Cascavel aparece no quarto lugar do Grupo D com nove pontos. Em seis jogos, foram três vitórias e três derrotas. No fim de semana, o time visita o Paranavaí. A equipe Sub-17 lidera o Grupo D com 15 pontos. Contra o Araucária, o Cascavel conquistou a quinta vitória em seis jogos. O time sofreu apenas uma derrota na competição. A equipe também enfrenta o Paranavaí pela próxima rodada, no fim de semana.
Tcheco de olho
O time principal já começa a colher os frutos do bom trabalho executado na base. No último sábado, o técnico Tcheco promoveu a estreia do garoto Gustavo Tapioca, que entrou no segundo tempo do jogo contra a Inter de Limeira. Além dele, o treinador tinha Negueba, outro atleta da base, porém, este apenas ficou no banco. “A partir do momento que a gente começa a trabalhar com eles no profissional já começa a falar sobre comportamento, ação, atitude e personalidade. São características que o jogador deve ter porque desde cedo começa a participar de campeonatos difíceis. E a base vem vindo muito bem. O time sub-20 é um dos líderes do Estadual, num campeonato bem difícil, que tem Paraná, Coritiba, Athletico, Londrina e Operário, times que tem trabalhos de base bem constituídos e sempre estão lutando pelos títulos. O clube já disputou as finais no ano passado e está nas cabeças de novo. Eu vejo que eles primeiro precisam acreditar no potencial deles, entenderem que o clube está mudando essa engrenagem e quer dar mais oportunidades para os atletas da base. Na verdade, esses atletas precisam entender que a base não é mais base, é apenas no nome. Eles são semiprofissionais”, disse Tcheco.
Próximo jogo
O elenco profissional do Cascavel segue com a preparação para o jogo contra o Monte Azul. A equipe irá treinar na manhã nesta quinta (15) e viaja no período da tarde para Monte Azul. O jogo válido pela quinta rodada será no sábado (17), às 15 horas. Para esse confronto, Tcheco não poderá contar com o atacante Josiel, que foi expulso contra a Inter de Limeira. O volante Lucas Lourenço sentiu um desconforto muscular e fez tratamento ontem. Porém, a situação não preocupa e deve atuar contra a equipe paulista no sábado.
Créditos: Luciano Neves