Após meses, Coreia do Sul “devolve” norte-coreanos resgatados no mar
Seis cidadãos da Coreia do Norte foram encontrados em embarcações de pesca nas águas sul-coreanas e, após manifestarem desejo de retorno, foram enviados de volta ao país de origem.
Por Gazeta do Paraná

Seis norte-coreanos foram repatriados pela Coreia do Sul nesta quarta-feira (9), após meses de estadia em território sul-coreano. De acordo com o governo de Seul, os cidadãos foram resgatados em março e maio na Linha de Demarcação Militar entre os mares Amarelo e Oriental, enquanto navegavam em barcos de pesca com bandeiras da Coreia do Norte.
As autoridades informaram que, ao longo do tempo, os resgatados expressaram voluntariamente o desejo de retornar ao seu país de origem. A repatriação foi feita por meio de uma embarcação de madeira, conduzida até a fronteira marítima, onde foi rebocada por um navio norte-coreano até um porto do país vizinho. O regime de Kim Jong-un ainda não se manifestou oficialmente sobre o procedimento.
Esta é a primeira medida de cooperação entre as Coreias desde que o novo presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, assumiu o cargo em junho. A relação entre os dois países permanece marcada por episódios de tensão. No final do ano passado, após exercícios militares entre a Coreia do Sul e aliados ocidentais, Pyongyang respondeu com testes de mísseis, destruição de rotas de ligação e promessas de ampliar seu poderio nuclear.
