GCAST

AMIC-PR propõe projeto que une apoio a alunos e fomento ao comércio dos bairros

Ideia é substituir a entrega centralizada de materiais escolares por cartões de compra em papelarias locais, gerando economia aos cofres públicos e autonomia às famílias

Por Da Redação

AMIC-PR propõe projeto que une apoio a alunos e fomento ao comércio dos bairros Créditos: Divulgação

A presidente da AMIC-PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Sônia Regina Spengler Xavier, apresentou nesta segunda-feira (7) ao prefeito de Cascavel, Renato Silva, uma proposta inovadora que alia impacto social e fomento à economia local. O projeto visa beneficiar alunos da rede municipal de ensino, ao mesmo tempo em que incentiva pequenos empreendedores de bairros da cidade e reduz custos ao Município.

Durante a reunião, que contou com a presença também da secretária de Educação, Márcia Baldini, e da equipe técnica da AMIC-PR  composta por Luiz Sérgio Wosiack, Karen Clementino e Oberdan Silva, foi formalizada a sugestão de criação de um programa municipal que substitua a compra centralizada e a logística de distribuição de materiais escolares por um modelo mais ágil e descentralizado.

A ideia é simples e eficaz, segundo Sônia. Em vez de adquirir e armazenar os materiais escolares por meio de licitação, o Município poderia repassar às famílias um cartão com valor pré-definido, exclusivo para uso em papelarias e livrarias previamente cadastradas ou licitadas nos bairros. Com isso, pais e responsáveis teriam mais autonomia para escolher os itens escolares de seus filhos dentro de um limite estabelecido. 

Os recursos públicos circulariam diretamente nos comércios locais, fortalecendo a economia do Município.

A proposta se inspira no modelo adotado em Foz do Iguaçu, com base no Projeto de Lei nº 5.021/2022, reconhecido pelo Sebrae com o prêmio Prefeito Empreendedor em 2023, justamente pelo impacto positivo gerado na economia e na vida das famílias. 

“A iniciativa reduz significativamente os custos com logística e armazenamento, além de valorizar os pequenos empreendedores de bairro, que muitas vezes são os primeiros geradores de emprego e renda na comunidade”, detalha Sônia.

O prefeito Renato Silva foi receptivo e solicitou à secretária Márcia Baldini os primeiros estudos de viabilidade para a construção de um projeto de lei com esse foco em Cascavel. A AMIC-PR, por sua vez, se colocou à disposição para auxiliar no mapeamento de fornecedores, tanto no setor de papelaria quanto no de confecção de uniformes escolares. “É um projeto com grande potencial de transformar realidades”, finaliza Sônia.

Acesse nosso canal no WhatsApp