Amic lança 17ª do Caminho da Terra do Sol

O evento é a maior peregrinação do Oeste do Paraná, visa a superação e transformação dos participantes. Ao todo serão 4 dias de caminhada

Por Eliane Alexandrino

Amic lança 17ª do Caminho da Terra do Sol Créditos: Eliane Alexandrino

Eliane Alexandrino/Cascavel

A Gazeta do Paraná acompanhou na manhã desta terça-feira (16) o lançamento oficial da 17ª Caminho da Terra do Sol, promovido pela Amic (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Oeste do Paraná). A peregrinação será realizada nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro.

A presidente da Amic, Sônia Xavier, conta a importância do evento na vida dos peregrinos e a expectativa de pelo menos 50 participantes.  

“A expectativa é muito grande, estamos na 17ª edição do evento, entendemos que já é um caminho consolidado. Essa peregrinação é um momento em que as pessoas fazem uma autorreflexão, aproveitam as paisagens no decorrer do trajeto. Esperamos muitos peregrinos, no último ano foram 50 participantes”, explica.

Durante todo trajeto os peregrinos vão recebem suporte, apoio emocional e também alimentação.  “Tem a equipe de apoio que sempre está ali ajudando, oferecendo água, alimento. Todo o suporte para que o peregrino termine o caminho com sucesso. A caminhada também serve para conscientização, de como cuidar do meio ambiente”, contempla Xavier.

A caminhada são de 4 dias e 4 noites, mas todo o suporte é incluso no valor da inscrição como explica Xavier. “Tem um custo de R$ 400, são 4 noites, pouso, banho e alimentação inclusa. A capacidade é para 50 pessoas, já que os locais que vão receber os peregrinos não suportam além deste número. A inscrição pode ser pelo site ou aqui na sede da Amic”, explica.

Para o idealizador da caminhada, Celso Bevilaqua, que também é associado da Amic, a caminhada é um momento de muita reflexão para quem participa. Ele lembra o que inspirou a criar o Caminho da Terra do Sol.

“A inspiração foi o início de pequenas caminhadas na nossa região. Começamos com caminhos curtos, de 30 km no dia, e depois aumentando. E depois surgiu a ideia de fazer o Caminho de Santiago de Compostela, duas vezes. Voltei e pensei: por que não criar um caminho aqui na nossa região? Passamos esta ideia para a Amic, e desde então deu certo. Participei de todas e pretendo fazer a próxima.

O lançamento contou com a presença do prefeito de Braganey, Valdir Zielinski, do vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, e demais lideranças de Cascavel.

A caminhada segue um percurso de 110 km entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida. Os peregrinos recebem todo apoio, além de kits de alimentação em pontos determinados, pouso e ajuda dos moradores. O trajeto inclui travessia em rio, subida de morros e pernoites em pontos de apoio, tendo a natureza como plano de fundo em todo o trajeto.

O ponto de partida será em frente ao monumento da Unioeste – Campus de Cascavel, e a chegada será no município de Boa Vista da Aparecida.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Amic ou na sede da associação. O valor da inscrição para os 4 dias de caminhada é de R$ 400. O evento, que já se tornou tradição na região, agora faz parte oficialmente do calendário do turismo do Paraná.

Recomendação aos participantes:

  • Levar roupas adequadas para caminhada, capa de chuva que cubra a mochila, chinelo e dois pares de tênis (sendo um para a travessia do rio).
  • Higiene e Saúde: itens de higiene pessoal, um kit básico de primeiros socorros com esparadrapo e antisséptico, e uma toalha.
  • Conforto: levar um cajado, chapéu com abas, agulha e linha para bolhas, protetor solar e repelente.
  • Alimentação: consumir água, frutas e barras de cereais ao longo do percurso.
  • Pernoite: é possível levar saco de dormir, colchão ou barraca, pois os materiais não utilizados na caminhada são transportados pela organização.

Foto: Eliane Alexandrino

 

Acesse nosso canal no WhatsApp