Alexandre Curi enaltece força do agro paranaense
“Nosso agro é forte, produtivo e sustentável”, afirma deputado Alexandre Curi ao celebrar o Dia do Agricultor
Por Gabriel Porta

Ao comentar as celebrações do Dia do Agricultor, comemorado ontem, 28 de julho, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou a importância dos trabalhadores do campo para a economia estadual e nacional. Segundo ele, o Paraná presta justa homenagem aos homens e mulheres que, com dedicação diária, garantem alimento na mesa dos brasileiros e movimentam a economia com um agro cada vez mais moderno e sustentável.
“Nosso agro é forte, produtivo e sustentável. O Dia do Agricultor é um momento para reconhecer a força de quem impulsiona o desenvolvimento do Paraná, seja nas grandes propriedades ou na agricultura familiar”, afirmou Curi.
O parlamentar lembrou que o agronegócio representa cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense e que o Estado é referência em diversas cadeias produtivas. Entre os destaques estão soja, milho, frango, leite, trigo, feijão, erva-mate, cevada, frutas, alimentos orgânicos e a tilapicultura. “Como costuma dizer o governador Ratinho Junior, o Paraná é o Supermercado do Mundo, e com razão”, comentou. “Essa gente que acorda cedo e trabalha com afinco é responsável direta pelo bom momento econômico que vivemos.”
Para Curi, o desempenho expressivo da agricultura paranaense é resultado do esforço dos produtores, que atuam com inovação, técnica e um elevado nível de profissionalismo. “O agricultor está no centro das transformações que fazem do Paraná um modelo de produção sustentável, eficiente e competitiva”, avaliou.
Apesar dos avanços, o deputado defende que é preciso seguir investindo na ampliação da competitividade do setor. Ele defende maior integração entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar o acesso à tecnologia, melhorar a infraestrutura logística, fortalecer a agricultura familiar e qualificar ainda mais a mão de obra no campo.
“Precisamos de políticas que estimulem uma produção cada vez mais conectada às exigências do mercado global. Esse é o caminho para mantermos o protagonismo do Paraná no cenário agropecuário nacional e internacional”, concluiu Curi.
