Teste

A noite dourada no Zilmar Beux

A 38ª edição da tradicional Cascavel de Ouro será realizada neste sábado, em Cascavel

Por Luciano Neves

A noite dourada no Zilmar Beux

O Autódromo Internacional Zilmar Beux é um dos principais circuitos do Brasil e abriga todas as principais categorias do automobilismo nacional. E o veloz traçado, que conta com o temido Bacião, é o preferido dos pilotos. Inclusive, o autódromo já tem mais de 50 anos. E também e o local onde ocorre a tradicional Cascavel de Ouro. Na verdade, a história da tradicional corrida está atrelada à história do circuito.

Mas em 2024, a Cascavel de Ouro oferece uma grande novidade para pilotos, equipes e amantes da velocidade. A 38ª edição, que será realizada neste sábado (09), será a primeira prova noturna da história. Isso graças ao sistema de iluminação que foi instalado no circuito de 3.058 metros. A organização promoveu treinos noturnos para testar a iluminação da pista. “O novo sistema de iluminação do autódromo de Cascavel foi aprovado com louvores. Os pilotos apontaram alguma necessidade adicional na Curva da Vitória, que foi sanada com a conclusão da instalação dos últimos refletores”, publicou a organização, em nota.

A largada será às 20 horas e a prova terá três horas de duração. Neste ano, a Cascavel de Ouro tem como base o regulamento técnico da Gold Turismo e conta com quatro etapas, totalizando 16 corridas. O pódio geral da corrida contemplará os dez primeiros colocados e independentemente da categoria. Além da corrida principal, a programação terá neste sábado o treino classificatório da Cascavel de Prata, às 13 horas, a Corrida 1 da Gold Classic, às 17 horas, e a 38ª edição da Cascavel de Ouro. No domingo (10), o fim de semana de velocidade terá mais duas corridas no Autódromo Internacional Zilmar Beux. A Corrida 2 da Gold Classic será às 10 horas. E a 4ª Cascavel de Prata terá largada às 12 horas.

 

Campeões

A Cascavel de Ouro sempre reúne pilotos que guiam em algumas das principais categorias do automobilismo nacional. O grid da tradicional corrida terá 40 carros. E como se trata de uma prova de endurance, com três horas, é preciso a troca de pilotos. Cada carro poderá ter dois condutores. Isso significa que mais de 79 pilotos vão experimentar o circuito na corrida noturna. Destaque para o carro terá a dupla formada por Christian Fittipaldi e Vitor Meira. Outro nome de peso é Vitor Genz, que já venceu em Cascavel pela Stock Car e, neste ano, venceu as 100 Milhas da Nascar Brasil

Um dos carros terá apenas um condutor. Bicampeão da Nascar Brasil Series 2024, Jorge Martelli comandará com Michel Giusti o Volkswagem Gol número 17 da equipe Stumpf Preparações, configurado pelo regulamento da Gold Turismo.

A paixão pelo automobilismo acompanha os moradores da Capital do Oeste paranaense há mais de cinco décadas. A Cascavel de Ouro é prova disso, começou nas ruas em 1976, e hoje é uma das mais tradicionais do automobilismo brasileiro.

Jorge Martelli e Michel Giusti estão otimistas para a quinta participação no Cascavel de Ouro e a melhor colocação foi um quinto lugar em 2015. Jorge compete na Nascar Brasil e Michel é seu coach durante as etapas do calendário. Os pilotos já dividiram a mesma equipe como companheiros durante anos no Campeonato Paranaense de Turismo. “É uma prova muito bacana e nosso entrosamento é singular”, destaca Michel natural de Joaçaba (SC).

Martelli aponta a confiabilidade do equipamento como ponto primordial. “É uma corrida em que muita coisa acontece, precisamos que o equipamento seja competitivo o tempo todo. A Stumpf Prepações é uma equipe com know-how para nos entregar um carro rápido e confiável. Em termos de pilotagem, nossa dupla é competitiva, vamos trabalhar buscando um ritmo de corrida muito bacana do início ao fim. Claro que, no fundo, o objetivo é vencer”, pondera o piloto natural de Chapecó (SC) e reside em Tapurah (MT). “Cascavel é charmosa por natureza, vamos para dar nosso melhor e agregar valor às marcas que estão conosco brigando pela vitória; será especial pilotar a noite”, completou Giusti.