6ª edição do Parlamento Universitário começa nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa
Evento reúne estudantes de 25 instituições do Paraná para simulação das atividades parlamentares até o dia 25 de julho

Começa nesta quinta-feira (17) a 6ª edição do Parlamento Universitário, iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná. Durante duas semanas, estudantes universitários de 25 instituições públicas e privadas do Estado terão a oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia das atividades parlamentares.
Ao todo, mais de 130 pessoas estão envolvidas nesta edição, entre os 54 deputados e deputadas universitários, suplentes, estudantes de comunicação e coordenadores. Neste ano, o programa recebeu 1.260 inscrições e contou com a adesão de 28 instituições de ensino superior, das quais 26 indicaram representantes para atuar como parlamentares.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, a edição se destaca pelo caráter plural e pelo alcance regional. “É um Parlamento Universitário mais plural. Temos estudantes de diversas regiões do Paraná, representando 25 instituições de ensino superior diferentes, o que demonstra a abrangência e o interesse crescente pelo projeto”, afirmou Pedroso.
Organizado pela Escola do Legislativo, o Parlamento Universitário proporciona aos estudantes uma experiência realista do processo legislativo, simulando o funcionamento da Assembleia. Além de atuar como deputados, os participantes contam nesta edição com apoio especializado.
“Tivemos parcerias fundamentais, como a da OAB, que está atuando ativamente na mentoria dos estudantes, para que eles desenvolvam propostas consistentes e aproveitem melhor o programa”, destacou Pedroso.
A Diretoria de Comunicação da Assembleia também participa ativamente do projeto, orientando os estudantes que compõem o Parlamento da Comunicação, responsáveis por simular a assessoria parlamentar e o trabalho de imprensa.
“Mais do que uma simulação, o Parlamento é um instrumento para aproximar os jovens do Poder Legislativo. Vivemos um tempo de radicalização ideológica e embates intensos, e muitas vezes o Parlamento é visto de forma distorcida. Ao participar do programa, os estudantes entendem que aqui se produz política pública, se fiscaliza a aplicação do orçamento e se realizam audiências públicas”, observou Pedroso.
Ele também destacou que a presença dos parlamentares universitários renova o ambiente legislativo:
“Quando os deputados apadrinham os projetos apresentados pelos universitários, estamos oxigenando o processo legislativo com ideias novas, que vêm de jovens atentos às necessidades de suas comunidades.”
Programação
A programação começa nesta quinta-feira (17), às 9 horas, no Plenário da Assembleia, com recepção, credenciamento e um curso de oratória ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo. À tarde, está prevista a sessão preparatória de posse dos deputados universitários.
Na sexta-feira (18), ocorrerão as eleições da Mesa Executiva e do governador universitário, além da instalação das comissões temáticas. Os parlamentares universitários também irão formar blocos partidários e eleger suas lideranças.
Na próxima semana, as atividades prosseguem com reuniões das comissões, audiências públicas e sessões ordinárias. O projeto de lei do Poder Executivo Universitário será debatido em audiência na segunda-feira (21), com espaço para manifestações favoráveis e contrárias.
Além das atividades legislativas, o programa inclui encontros com autoridades e especialistas, como o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e os ex-governadores Roberto Requião e Cida Borghetti.
O encerramento acontece no dia 25 de julho, com a última sessão plenária, cerimônia de conclusão e entrega de certificados aos participantes.
O projeto
O Parlamento Universitário é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e acontece sempre em julho, durante o recesso das sessões plenárias. O programa reúne estudantes universitários para simular a rotina dos deputados estaduais, incluindo a divisão em bancadas partidárias, instalação de comissões temáticas, apresentação e votação de projetos no Plenário.
O objetivo é aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo, oferecendo uma vivência prática do processo político e legislativo. Além de entenderem como se elaboram as leis, os participantes têm a oportunidade de propor ideias e soluções para problemas reais de suas comunidades.
Em 2017, o Parlamento Universitário foi premiado como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo, conquistando por unanimidade o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
