“Não há intenção de assumir a gestão educacional no futuro”, diz Grupo Salta sobre Parceiro da Escola
Conforme o Salta, Paraná tem a melhor educação do Brasil e a prioridade é manter os altos índices educacionais no estado
Por Da Redação
Foco na melhoria da estrutura e ambiente escolar e nenhum pensamento em assumir a gestão educacional das instituições de ensino, isso é o que o Grupo Salta afirma em resposta a questionamentos da Gazeta do Paraná quanto a sua atuação no programa Parceiro da Escola. Mais bem colocado entre todos os interessados do programa, o Grupo Salta poderá assumir até cinco dos quinze lotes disponibilizados pelo Governo do Estado.
A Gazeta do Paraná enviou vários questionamentos ao Salta na última quarta-feira, ao saber que o lote da região oeste e recebeu no final da tarde de quinta-feira, as respostas referentes a tais dúvidas.
O primeiro questionamento foi sobre como o grupo analisa o trabalho junto a gestão das escolas públicas no Paraná, já que esse é o proposito do programa Parceiro da Escola: terceirizar a gestão administrativa para facilitar a gestão educacional. Conforme o Grupo Salta, o projeto oportuniza que seja oferecido qualidade para melhoria estrutural e de ambiente das escolas públicas envolvidas no Programa.
“Para o Grupo Salta, fazer parte desse projeto é oferecer condições para que as escolas melhorem sua estrutura e ambiente beneficiando professores e alunos, sem nenhuma alteração na natureza pública das instituições, ou seja, fornecer ferramentas e estruturas de qualidade de gestão administrativa que possam contribuir para a rede pública, cuja gestão pedagógica continuará sendo feita pelo Estado”, afirma.
Com relação aos valores empregados pelo Grupo na administração dessas escolas, o Salta afirmou que todas as ações serão realizadas de acordo com os repasses realizados pelo Governo do Paraná, não havendo investimento decorrente de orçamento do próprio grupo.
“As ações do Grupo no programa serão realizadas mediante repasses de valores do governo. Não haverá investimento de orçamento próprio; o gerenciamento será feito com recursos disponibilizados pelo governo do Paraná, que continua tomando conta da gestão pedagógica das escolas do Estado”, explica o Salta.
E por falar em gestão pedagógica, o Grupo Salta negou qualquer intenção de assumir a parte educacional das escolas. Na resposta sobre o assunto, afirmou que o Paraná tem a melhor educação do Brasil e que a participação do grupo no programa Parceiro da Escola tem como objetivo, agregar ainda mais na manutenção da excelência dentro do ambiente educacional do Paraná. “O objetivo do Grupo é atuar exclusivamente na gestão administrativa das escolas, deixando a gestão educacional e pedagógica sob responsabilidade do governo do Paraná, que já realiza um excelente trabalho nessa área. O Paraná tem a melhor educação do Brasil segundo o ranking geral do Ideb. Não há intenção de assumir a gestão educacional no futuro; o foco é contribuir para o aprimoramento do que já é bem feito”.
Com relação aos lotes que irá assumir, o Salta afirmou que ainda não houve definição, e que isso será determinado apenas após a consulta pública e a distribuição dos blocos. Conforme apuração da Gazeta do Paraná, o lote que abrange as escolas de Cascavel deve ficar em posse do grupo que liderou a pontuação em todos os lotes. Sobre isso, o Salta afirma que a priorização de locais onde o grupo já atua pode ser considerada. Em Cascavel, o Grupo possui escolas na rede de ensino Alfa e também no Colégio Elite.
“O Grupo ainda não definiu quais escolas irá assumir. Isso será determinado após a consulta pública e a distribuição dos blocos, que depende da pontuação atribuída a cada participante do processo, divulgada no dia 05 de dezembro, às 13h10, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Seed-PR. A priorização de locais onde o Salta já tem atuação pode ser considerada, mas as escolhas ainda não foram feitas”, frisa o grupo.
Por fim, o Salta destacou que a alta pontuação que o grupo conquistou em todas os lotes, mostra que eles estão preparados para assumir a gestão administrativa das escolas contribuindo com a educação. “O resultado de pontuações preliminares das empresas habilitadas no credenciamento do programa Parceiro da Escola, que coloca o Grupo Salta Educação na liderança, diz muito sobre a preparação e maturidade do Grupo para assumir a gestão administrativa das escolas do Paraná, em apoio ao Estado, e contribuir para a educação brasileira”.