GCAST

“Capivara Vai à Lua”: Tatiane Simão lança seu primeiro livro ilustrado no domingo

A obra infantil, escrita e ilustrada por Tatiane Simão, conta a história da Capi, uma capivara moradora do Lago Municipal de Cascavel, que embarca em uma aventura para realizar seu sonho de conhecer a Lua. O livro será lançado durante a Feira do Teatro, das 08 às 13 horas. Para adquirir um exemplar, contatar o perfil: @tatisimao, no Instagram.

“Capivara Vai à Lua”: Tatiane Simão lança seu primeiro livro ilustrado no domingo Créditos: Tatiane Simão

 

Que o ato da leitura pode trazer benefícios, isso não é segredo para ninguém. Incentivar o hábito de ler desde a infância pode proporcionar vantagens para o crescimento e para o desenvolvimento das crianças. 

Além da melhora na pronúncia das palavras e na expansão do vocabulário, ler com as crianças ou para as crianças ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na identificação da empatia. 

Uma ferramenta que pode contribuir para plantar a semente do interesse pela leitura nas crianças, é escolher por obras específicas para a faixa etária, que contam com uma dose extra de ludicidade, através de narrativas envolventes e ilustrações que chamem a atenção. 

E é para ajudar os pais e responsáveis na missão de incentivar a leitura, que a edição desta sexta-feira (01), do Caderno Mais, traz mais uma recomendação literária, desta vez, voltada para o público infantil. 

Acontece no dia 03 de novembro, domingo, das 08 às 13 horas, no espaço da Feira do Teatro, o lançamento do livro infantil  “Capivara Vai à Lua”, da escritora e ilustradora Tatiane Simão, nome que pode já ser conhecido pelos leitores mais atentos do Caderno Mais. Isso porque, a Tatiane Simão também foi a ilustradora do livro “Capítulos da Alma”, cujo lançamento também foi noticiado pela editoria anteriormente. 

Esta é a primeira obra totalmente escrita e ilustrada pela jovem, que é graduada em moda, e tem nas várias expressões de arte, uma predileção: “Minha maior afinidade é com a arte. Minha matéria preferida na infância sempre foi as artes. Quando fiz minha graduação de moda, eu praticava bastante na criação de croquis e modelos de roupas. Fui tomando gosto pelas formas e maneiras de representar pessoas e objetos. Mais tarde, iniciei pintura em tela canvas com tinta acrílica, com a qual me identifico e produzo até hoje”, explica. 

Enquanto transitava pelo universo criativo da moda, pelas ilustrações e pinturas, a artista e escritora foi a responsável por ilustrar o livro da própria mãe, como citado anteriormente, e também já teve alguns de seus trabalhos expostos no Museu de Artes de Cascavel.

Em seu primeiro trabalho literário autoral, que será lançado no próximo dia 03 de novembro, Tatiane se voltou novamente ao mundo das artes, mas, desta vez, com uma produção especial para os pequenos. Segundo a autora, a escolha do público-alvo se deu pela liberdade e pelas possibilidades de criação: “Quando comecei a pensar em escrever, logo decidi que seria para o público infantil, que permite usar a criatividade de forma ampla e dar vida a personagens, que podem realizar sonhos com mais liberdade criativa”, esclarece. 

O trabalho, aprovado pela Secretaria de Cultura de Cascavel, contou com o suporte prestado através da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. 

O livro “Capivara Vai à Lua”, que é voltado para o público infantil, conta a história da capivara Capi, uma moradora do Lago Municipal de Cascavel, que sonha em conhecer a lua. Para isso, a capivara embarca em uma jornada para realizar seu sonho, mesmo que apenas no mundo da imaginação. 

A autora revela que, a própria personagem do livro foi “musa inspiradora” para a criação da obra: “Minha maior inspiração para a criação do livro é também a protagonista da história: a Capi, baseada em todas as capivaras que vemos nos passeios pelo Lago Municipal de Cascavel. Outra inspiração foi no habitat da Capi, o Lago de Cascavel, onde se passa toda a história. Os personagens também foram inspirados nos animais que encontramos no local, como o macaco e a patinha, amigos da Capi”, esclarece. 

Ao Caderno Mais, Tatiane Simão também dividiu mais detalhes sobre seu processo de criação para o livro, desde a escrita, até a ilustração da obra. Ela revela que, entre as etapas de produção, passou por pesquisa de campo, escrita e produção dos desenhos feita através de arte digital, antes que o livro pudesse ser finalizado e enviado à gráfica, para sua impressão: ”Primeiro, eu defini a ideia central do livro, que seria sobre o sonho da Capi em ir para a Lua, em seguida fui várias vezes até o lago para tirar fotos de capivaras, em diversas posições para usar como base para o livro, além de pesquisar sobre os hábitos delas. Tirei também fotos de outros animais que compõem o livro”, explica. 

A segunda etapa, após ter a ideia definida, e realizar a pesquisa de campo, foi a de colocar a mão na massa para redigir a história: “Comecei a escrever a história sobre os sentimentos da Capi, que variavam entre o sonho de ir para a lua e a frustração por ser um objetivo tão distante. Inseri o apoio dos amigos e também os conselhos que ajudaram ela a conquistar o seu sonho. Definida a história, separei em páginas como ficariam as frases divididas nas folhas e comecei as ilustrações”, continua. 

A profissional, em seguida, passou a trabalhar nos desenhos que fazem parte da produção, antes que a obra pudesse, enfim, ser finalizada e impressa. Todas as ilustrações foram produzidas digitalmente: “As ilustrações são todas digitais. Então primeiro criei a Capi, personagem principal, depois fui desenvolvendo a história com ela mostrando sua família e amigos, até realizar o seu grande sonho. Após todas as ilustrações prontas, enviei as artes para a diagramação e, após algumas alterações, foi possível aprovar o livro e por fim autorizar a impressão”, finaliza. 

Aproveitando a entrevista com o Caderno Mais, a autora Tatiane Simão, convocou os leitores da editoria para prestigiarem o lançamento do livro: “Convido a todos os leitores da Gazeta do Paraná e suas famílias para prestigiarem o lançamento do livro ‘Capivara Vai à Lua’, uma obra encantadora, que promete inspirar leitores de todas as idades com uma história divertida e cheia de aventura. Venha fazer parte deste evento especial e aproveite para garantir seu exemplar autografado. Será um momento único para celebrar a literatura e o universo mágico das capivaras”, finaliza. 

Reforçando o recado, o livro “Capivara vai à Lua”, ilustrado e escrito pela autora Tatiane Simão, será lançado no dia 03 de novembro, das 08 às 13 horas, no espaço da Feira do Teatro, realizada no estacionamento do Teatro Municipal Sefrin Filho, localizado na rua Duque de Caxias, 421, centro de Cascavel. 

Para adquirir um exemplar da obra, basta contatar a autora, através do perfil @tatisimao, no Instagram. 

 

Trecho 

“Quando comecei a pensar em escrever, logo decidi que seria para o público infantil, que permite usar a criatividade de forma ampla e dar vida a personagens, que podem realizar sonhos com mais liberdade criativa”

-Tatiane Simão 

Escritora

 

Data 

03/11

Livro “Capivara Vai à Lua” será lançada no dia 03 de novembro

Créditos: Redação