GCAST

XX Semana da Conciliação do CNJ será realizada de 3 a 7 de novembro

Mutirão nacional vai envolver todas as Varas do Trabalho do Paraná e busca incentivar acordos entre empresas e trabalhadores para resolver processos de forma mais rápida e consensual.

Por Eliane Alexandrino

XX Semana da Conciliação do CNJ será realizada de 3 a 7 de novembro Créditos: FOTO: Valquir Aureliano/SECOM (arquivo)

A XX Semana da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será promovida entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, com a participação de todos os órgãos do Poder Judiciário em todo o país.

No Paraná, a Justiça do Trabalho participará da iniciativa com um grande mutirão em todas as 97 Varas do Trabalho e na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em Curitiba. A ação busca incentivar o diálogo entre trabalhadores e empregadores para alcançar acordos e encerrar processos de forma mais rápida e consensual.

A Justiça do Trabalho no Paraná mantém espaços específicos para estimular o diálogo e a resolução pacífica de conflitos. Magistradas(os) e servidoras(es) recebem treinamento para atuar em ambientes mais informais do que as salas de audiência tradicionais, nos chamados Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs).

O Estado conta com sete unidades de Cejuscs, que atuam exclusivamente na busca de entendimentos entre as partes e na agilização de processos. Advogados de trabalhadores e empresas podem solicitar o encaminhamento de ações para esses centros.

Os interessados em participar devem inscrever ações trabalhistas até o dia 24 de outubro.

Áreas de atuação dos Cejuscs trabalhistas no Paraná

Todas as cidades do Paraná são atendidas por alguma dessas unidades:

  • Cejusc Londrina: Londrina, Apucarana, Cambé, Rolândia, Arapongas e Cornélio Procópio.
  • Cejusc Cidade Canção: Maringá, Umuarama, Cianorte, Nova Esperança e Paranavaí.
  • Cejusc Cascavel: Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand.
  • Cejusc Ponta Grossa: Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Wenceslau Braz.
  • Cejusc Litoral: Paranaguá.
  • Cejusc Curitiba: Curitiba, Araucária, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Colombo, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Palmas, Pato Branco, Pinhais, Porecatu, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e União da Vitória.
  • Cejusc 2º Grau: Atende processos em gabinetes de desembargadores, na Vice-Presidência e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

 

Conciliação pré-processual

A campanha nacional do CNJ mobiliza todos os ramos do Judiciário, Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais  em prol da cultura da conciliação. Os acordos firmados durante o mutirão são chamados de processuais, quando o caso já está em andamento na Justiça.

Há, no entanto, uma modalidade pré-processual, voltada à mediação de conflitos antes mesmo de o processo ser ajuizado. Na Justiça do Trabalho, é possível recorrer à Mediação Pré-Processual, tanto em casos individuais quanto coletivos.

Esse tipo de conciliação é regulamentado pela Resolução nº 377/2024 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Ato Conjunto Presidência-Corregedoria do TRT-PR nº 3/2024.

Acesse nosso canal no WhatsApp