RESULT

Verdão e Peixe fazem o primeiro grande clássico do Paulistão

Os dois times estrearam no Paulista com vitória. O Palmeiras derrotou a Portuguesa por 1 a 0 e o Santos fez 2 a 1 no Novorizontino

Por Luciano Neves

Verdão e Peixe fazem o primeiro grande clássico do Paulistão Créditos: Raul Baretta

Palmeiras e Santos irão medir forças pela segunda rodada do Campeonato Paulista. As equipes se enfrentam pelo Clássico da Saudade nesta quarta-feira (14), às 19h30, na Arena Barueri, devido às reformas no gramado do Allianz Parque. O confronto entre palmeirenses e santistas tem sido equilibrado no retrospecto recente. Nas últimas oito partidas, o Palmeiras venceu quatro vezes contra três triunfos do Santos, além de um empate. No último jogo entre os times, o Santos venceu o Palmeiras de forma heroica, por 1 a 0, na Vila Belmiro. O gol do triunfo do Peixe foi marcado por Benjamín Rollheiser, aos 46 minutos da segunda etapa. 

No retrospecto geral das equipes, que fizeram seu primeiro confronto em 1916, o domínio é absoluto do Palmeiras. Em 315 jogos, o Alviverde possui 40 vitórias de vantagem contra o Santos (138 x 98), além de 79 empates.

Com esse retrospecto favorável, o Palmeiras irá em busca de sua segunda vitória no Campeonato Paulista. Na estreia, o Verdão venceu a Portuguesa por 1 a 0. Já o Peixe estreou no Paulista com uma vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino. Um dos gols foi marcado por Gabigol, que fez a sua reestreia no Peixe.

A presença dele no clássico aumenta a esperança do torcedor santista. Gabigol terá pela frente o time contra o qual mais marcou em clássicos paulistas, com seis tentos. Diante de Corinthians e São Paulo, o atacante soma quatro e três gols, respectivamente. As primeiras vezes que Gabigol balançou as redes da meta alviverde foi no Campeonato Brasileiro de 2014. Na ocasião, o Santos venceu Palmeiras por 3 a 1, no estádio do Pacaembu, com dois gols dele. O atacante voltou a marcar no clássico da saudade no ano seguinte, em 2015, quando anotou o único gol da partida e deixou o Santos em vantagem para o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Na volta, o Peixe perdeu por 2 a 1 no tempo normal e, nos pênaltis, ficou com o vice. No Campeonato Paulista de 2016, Gabigol marcou mais duas vezes. Em confronto válido pela semifinal do Estadual, ele anotou os dois do Peixe no jogo, que terminou empatado por 2 a 2. Na decisão por penalidades, o Santos avançou.

 

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp