GCAST

Verdão defende os 100% no Paulistão na terceira rodada

Depois de uma vitória por 1 a 0 sobre o Santos, Palmeiras recebe o Mirassol

Por Luciano Neves

Verdão defende os 100% no Paulistão na terceira rodada Créditos: Cesar Greco

O Palmeiras entra em campo neste sábado (17) buscando manter seu aproveitamento perfeito no Campeonato Paulista. O Alviverde vai enfrentar o Mirassol, sensação na última temporada, quando terminou na quarta posição do Brasileirão. O jogo será às 20h30, na Arena Barueri, mesmo local em que o Verdão levou a melhor sobre o Peixe no jogo da segunda rodada, disputado no meio de semana. Com duas vitórias em dois jogos, o Palmeiras inicia a terceira rodada com seis pontos e na segunda colocação na classificação. Isso porque o Bragantino, que fez 3 a 0 sobre o Timão, também tem seis pontos e tem saldo melhor que o Palmeiras. Já o Mirassol começou bem o Paulistão com uma vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, mas na segunda rodada foi superado pelo Primavera.

 

Técnicos

Apesar de ter um bom retrospecto contra a equipe do interior de São Paulo, o comandante Abel Ferreira nunca venceu Rafael Guanaes, técnico do adversário deste sábado. Mesmo sendo um clube centenário, o Mirassol só chegou à elite do futebol paulista em 2008 e, assim, pôde enfrentar o Palmeiras. Desde então, o Verdão enfrentou a equipe do interior 17 vezes e levou a melhor em nove ocasiões, empatou quatro jogos e perdeu quatro duelos. Com esses números, o Alviverde registra um aproveitamento de 57%.

No entanto, dos quatro reveses que enfrentou, dois foram sob o comando de Abel Ferreira. Após a derrota em 2012, por 1 a 0, e a goleada de 2013, quando o Mirassol venceu o Palmeiras por 6 a 2, o Verdão só voltou a tropeçar contra a equipe interiorana nesta década, em 2021, quando perdeu por 2 a 1.

E o Alviverde, mesmo vencendo os últimos confrontos do Paulistão, de 2023 a 2025, esbarra em um novo algoz no Mirassol: o técnico Rafael Guanaes. Desde que assumiu a equipe, o comandante enfrentou o Palmeiras duas vezes, ambas pelo último Brasileirão, e conseguiu registrar bons resultados. Em julho, foi até o Allianz Parque e arrancou um empate contra o Palmeiras, por 1 a 1. Apesar de Facundo Torres abrir o placar aos nove minutos do segundo tempo, o paraguaio Chico da Costa, agora no Cruzeiro, igualou o marcador. Depois, em novembro, o Mirassol venceu o Palmeiras, que ainda brigava pelo título brasileiro. No Campos Maia, Gabriel abriu o placar aos dois minutos do primeiro tempo, Vitor Roque empatou aos 30, mas João Victor definiu o duelo aos 47.

 

Paulistão

A terceira rodada do Campeonato Paulista será aberta neste sábado com o confronto entre Primavera e Novorizontino, às 16 horas. Ambos têm uma vitória em dois jogos. O Primavera é o terceiro na tabela já que fez 3 a 1 sobre o Mirassol na rodada passada. Duas equipes que não pontuaram e são as lanterninhas buscam reação. A Portuguesa recebe o Velo Clube, às 17 horas, no Canindé. A Ponte Preta, última colocada, visita o Capivariano, às 18h30.

 

Copinha

Tem Verdão em dose dupla neste sábado na Arena Barueri. Isso porque, além da equipe principal, o Palmeiras joga pelas oitavas de final da Copa São Paulo de futebol júnior. O time encara o Ituano, às 10 horas. O vencedor deste confronto cruza com quem passar do duelo entre Ibrachina e Internacional, que jogam às 14h30. As oitavas da Copinha têm mais três paulistas em ação hoje. O atual campeão São Paulo irá enfrentar o Bragantino, às 18h30, em Sorocaba. O vencedor do confronto cruza com quem passar do duelo entre Santos e Cruzeiro, que fecham as oitavas em São Carlos.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp