Urubu reedita duelo de 2024 com o Galo pela Copa do Brasil
Flamengo recebe o Atlético-MG, no Maracanã, pelas oitavas do torneio. Ambos fizeram a final do ano passado
Por Luciano Neves

No futebol nacional, tem disso. No domingo, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram pela rodada do Campeonato Brasileiro. O Urubu derrotou o Galo por 1 a 0 e, com esse resultado, reassumiu a liderança da competição com 34 pontos. Mas agora, os dois times voltam as atenções para a Copa do Brasil, a segunda competição mais importante do calendário brasileiro e a maior no quesito número de clubes participantes. Quis o sorteio que Flamengo e Atlético-MG se enfrentassem num intervalo de quatro dias. O jogo de ida das oitavas será nesta quinta-feira (31), às 21h30, no mesmo Maracanã. O jogo de volta entre as duas equipes, que irá definir o classificado para as quartas de final será no dia 06 de agosto.
O que mais pesa no confronto nem é o resultado recente entre os dois times. É o desejo de revanche do Galo. Isso porque, ambos se enfrentaram na final da Copa do Brasil do ano passado e o Urubu derrotou o time mineiro, faturando o tetracampeonato. Este é mais um duelo nas oitavas que coloca frente a frente dois campeões da Copa do Brasil. O Rubro-Negro é pentacampeão e venceu as edições de 1990, 2006, 2013, 2022 e 2024. Já o Galo venceu a competição duas vezes, uma em 2014 e outra em 2021.
Reforçado
O Flamengo anunciou oficialmente a contratação do atacante Samuel Lino até dezembro de 2029. O atleta de 25 anos, que estava no Atlético de Madrid, chega por um valor estimado pela imprensa em 22 milhões de euros (cerca de R$ 144 milhões). Assim, torna-se o reforço mais caro da história do clube. Antes, o posto era ocupado por Carlos Alcaraz (cerca de R$ 110,6 milhões). “É uma nova aventura para mim, mas espero começar a retribuir logo a confiança que vocês depositaram em mim”, afirmou Samuel Lino.
Samuel marcou três gols e deu quatro assistências em 31 jogos pelo Atlético no Campeonato Espanhol da temporada 2024/2025. Em dez jogos pela Liga dos Campeões, deu três passes para gol. Revelado pelo São Bernardo, o jogador chegou a passar pelas categorias de base do Flamengo antes de ir para a Europa em 2019. No Velho Continente, defendeu o Gil Vicente de Portugal e o Valencia da Espanha, além do Atlético de Madrid.
O atacante de 25 anos engrossa a lista de reforços do Rubro-Negro junto com o meia espanhol Saúl Ñíguez, o lateral-direito Emerson Royal e o volante ítalo-brasileiro Jorginho, que estreou pela equipe na Copa do Mundo de Clubes.
Foco na Seleção?
Emerson Royal é o novo camisa 22 do Flamengo. O reforço do Rubro-Negro se encantou com a torcida e explicou os motivos pela escolha da transferência. O lateral-direito agradeceu à diretoria do clube carioca pelos esforços na negociação junto ao Milan, da Itália. Emerson Royal não escondeu que um dos seus principais objetivos neste retorno ao Brasil é uma vaga na Seleção para a Copa do Mundo de 2026. O atleta de 26 anos citou o episódio de 2022, mas mostrou-se confiante em uma retomada. “Então, teve esse episódio (expulsão) na Seleção em 2022. Obviamente, estamos falando de Seleção Brasileira, tem uma exigência muito grande. Tem coisas não devem acontecer e, infelizmente, aconteceram comigo. Tive muitas passagens pela Seleção, fiz grandes jogos. Como jogador, isso é normal: tem jogo que você acerta e tem jogo que você erra, e um erro pode ser crucial. Mas continuei tranquilo e trabalhando, tive novas oportunidades. Ver grandes jogadores como Alex Sandro e Danilo, que vieram da Juventus e voltaram à Seleção, chamam atenção. Sei que tenho potencial para ter uma nova oportunidade”, pontuou.
Créditos: Luciano Neves