Uma nova disputa entre Rubro-Negro e Verdão no Brasileirão
O líder Flamengo defende a ponta da tabela no confronto contra o Bragantino. Jogo será no Maracanã
Por Luciano Neves
Créditos: Gilvan de Souza
A disputa entre Flamengo e Palmeiras pela primeira posição do Campeonato Brasileiro terá um novo capítulo neste sábado (22). Ambos têm compromissos pela 35ª rodada do campeonato. E vêm de tropeços no meio de semana. O Rubro-Negro foi superado pelo Fluminense por 2 a 1, mas conseguiu se manter na ponta da tabela com 71 pontos. Já o Verdão empatou sem gols com o Vitória, integrante da zona do rebaixamento, e perdeu a chance de reassumir a liderança. Mas segue em segundo lugar com 69 pontos e conseguiu reduzir um pouco a vantagem do Rubro-Negro.
Neste sábado, o Flamengo joga em casa e defende a liderança contra o Bragantino. O duelo será às 21h30, no Maracanã. No mesmo horário, o Verdão recebe o Fluminense, algoz do Rubro-Negro no meio de semana. O jogo será no Allianz Parque. Estes serão os penúltimos compromissos de Flamengo e Palmeiras antes da decisão da Libertadores da América, no dia 29 de novembro. Na próxima terça (25), o Rubro-Negro encara o Atlético-MG e o Verdão joga contra o Grêmio.
Fla
A derrota para o Fluminense expõe um problema nesta reta final da temporada do Flamengo. O time de Filipe Luís deixou para trás a soberania defensiva e sofreu sete gols nos últimos quatro jogos do Brasileirão. Mas o Rubro-Negro ainda é dono da melhor defesa do campeonato com 23 gols sofridos.
O cenário defensivo mudou há um mês, quando Léo Ortiz sofreu um estiramento no tornozelo direito na vitória por 3 a 2 em cima do Palmeiras. O zagueiro foi ausência nas duas partidas seguintes (ida do Racing e Fortaleza) e voltou a ser titular os 90 minutos no jogo de volta contra o Racing, para garantir a classificação para a final da Libertadores na Argentina.
Verdão
O Palmeiras não vence no Campeonato Brasileiro há três jogos. São duas derrotas para Mirassol (2 a 1) e Santos (1 a 0) e um empate com o Vitória (0 a 0). Este último válido pela 37ª rodada do Brasileirão. Com essa sequência, o Verdão acabou perdendo a liderança do campeonato para o Flamengo.
O técnico Abel Ferreira tem à disposição desde o início da preparação para o jogo os jogadores que estavam com as seleções nacionais na data Fifa. Eles retornaram ao clube na manhã da última quarta-feira e começaram no banco de reservas com o Vitória. Por outro lado, Andreas Pereira, expulso após o empate com o Vitória, é desfalque certo.
Do outro lado, o Fluminense não perde há três partidas. O Tricolor das Laranjeiras vem de uma vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo em compromisso da 34ª rodada. Antes disso, o time comandado pelo técnico Luís Zubeldía venceu o Mirassol (1 a 0) e empatou com o Cruzeiro (0 a 0). Com o resultado, o Fluminense chegou aos 54 pontos e ocupa a sexta posição. A equipe tenta se manter na zona de classificação à próxima edição da Copa Libertadores. Para a partida, Zubeldía ganhou o desfalque do lateral esquerdo Renê, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Flamengo.
Botafogo x Grêmio
A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro será aberta neste sábado (22) com o jogo entre Botafogo e Grêmio. As duas equipes se enfrentam às 19h30, no Estádio Nilton Santos. Ambos vêm de vitória no meio de semana e compartilham do mesmo objetivo: conquistar uma vaga na próxima Libertadores da América. O Fogão, que derrotou o Sport de virada por 3 a 2, está mais perto deste objetivo. É o quinto colocado com 55 pontos e tenta se manter no G-5. Já o Tricolor Gaúcho derrotou o Vasco por 2 a 0, em casa, é o 12º colocado com 43 pontos. O time de Mano Menezes tenta pelo menos o G-7, o que garante o ingresso na fase prévia da competição. O Grêmio tem dez pontos a menos que o Bahia, que aparece no sétimo lugar. Quem está garantido na próxima Libertadores de maneira inédita é o Mirassol. Com a vitória do Corinthians por 3 a 1 no clássico contra o São Paulo, o time do interior paulista não pode ser alcançado por nenhum time fora do G-7 do Brasileirão e estreará na competição em 2026. O Mirassol é o atual quarto colocado e está à seis pontos do Fluminense - primeiro time fora da zona de classificação direta para a Libertadores.
