Um balanço dos times do Paraná na Liga Nacional
O Cascavel Futsal segue como o melhor representante do Paraná na Liga
Por Luciano Neves

As duas edições anteriores da Liga Nacional tiveram a presença de 24 equipes. Logo, em 2023 e 2024, foram realizadas 23 rodadas para a definição dos 16 classificados para as oitavas de final. Neste ano, a Liga manteve o mesmo formato. Inclusive, a fase classificatória passou da metade com o fechamento da 13ª rodada. Claro que algumas partidas ficaram pendentes, mas nesta quinta-feira (24) será aberta a 14ª rodada. Ou seja, agora, restam apenas nove rodadas antes do mata-mata.
E já é possível fazer algumas projeções de quem seguirá na luta pelo título. Se tomarmos como base as campanhas das duas edições anteriores é possível definir a linha de corte, ou seja, a pontuação necessária para se garantir na próxima fase. Em 2023, o 16º colocado após a fase classificatória foi o Umuarama, que somou 26 pontos, um aproveitamento de 37%. No ano passado, outro paranaense, o Marreco, deixou o sarrafo ainda mais alto e avançou para as oitavas na 16ª colocação com 27 pontos, um aproveitamento de 39%. Hoje, o 16º colocado na tabela tem um aproveitamento de 40%. Logo, a pontuação necessária para se garantir na próxima fase é de 28 pontos.
Sendo assim, Magnus Sorocaba, Atlântico de Erechim, Praia Clube e Jaraguá, os quatro primeiros, já estão classificados. Joinville, em quinto com 26, Cascavel Futsal e Corinthians, ambos com 25, estão virtualmente classificados. Na verdade, os três vão duelar nas últimas rodadas para tentar melhorar a posição na tabela, já que vão para os mata-matas. Vale lembrar que Cascavel Futsal e Corinthians têm uma partida a menos. Ou seja, ambos têm campanha melhor que o Joinville.
No quesito aproveitamento, o Cascavel Futsal, que ocupa o sexto lugar na tabela, tem a quinta melhor campanha da Liga com 69,4%. E também é o melhor paranaense de forma absoluta. Aliás, existe a possibilidade de o Cascavel Futsal formar um confronto entre times do Paraná nas oitavas contra Marreco, Esporte Futuro ou Foz Cataratas. Mas se a primeira fase terminasse hoje, o Cascavel Futsal enfrentaria o Carlos Barbosa nas oitavas.
A Serpente Tricolor tem uma sequência de clássicos estaduais. No próximo sábado (26) visita o Foz Cataratas, no Costa Cavalcanti. Depois recebe o Campo Mourão, na Neva. E fecha a sequência de clássicos contra o Pato Futsal, em Pato Branco. O Pato, inclusive, é o paranaense de pior campanha na Liga. O time está penando para se manter no G-16. Os outros cinco representantes do Paraná aparecem nessa faixa de tabela.
Rodada
A 14ª rodada da Liga Nacional será aberta nesta quinta-feira (24) com dois jogos. Um deles terá um paranaense em quadra. O Esporte Futuro atua como visitante e encara o Praia Clube, às 19 horas, na Arena G3. O time de Toledo vem de uma derrota de goleada para o atual campeão Jaraguá por 7 a 1, na última segunda-feira. No outro jogo de hoje, o Corinthians recebe o Vélez Camaquã, às 17h30, em São Paulo. O Umuarama joga nesta sexta-feira (25) e recebe o Carlos Barbosa, às 20 horas.
Paranaense
O Umuarama fez um clássico diante do Marreco de Francisco Beltrão na última terça, em jogo válido pelo Paranaense da Série Ouro, e venceu por 4 a 2. Com esse resultado, o Umuarama alcançou o líder Pato Futsal, ambos com 30 pontos, porém, ainda perde nos critérios de desempate. O Marreco é o terceiro colocado na tabela do Estadual com 29 pontos. Os três estão praticamente garantidos no G-4 da Série Ouro. Ou seja, vão avançar de maneira direta para as quartas de final, sem a necessidade de encarar um mata-mata na segunda fase.
Créditos: Luciano Neves