pref santa tereza Setembro 2025

Tubarão começa a decidir a Série C contra a Macaca neste sábado

Londrina quer o título da terceirona e faz o jogo de ida da decisão neste sábado contra a Ponte Preta

Por Luciano Neves

Tubarão começa a decidir a Série C contra a Macaca neste sábado Créditos: Divulgação

O Paraná terá quantos times na Série B do Brasileiro do ano que vem? Eis a grande dúvida! Um, dois, três ou quatro? Por hora, todos os cenários são possíveis. Na segundona nacional, Coritiba e Athletico-PR lutam pelo retorno à elite. Hoje, a vantagem é do Coxa que lidera a Série B e está mais perto do acesso. Os dois rivais, inclusive, fazem o clássico Athletiba neste domingo (19). Se só o Coxa subir, o Paraná pode ter três times na Série B. Mas se ambos conseguirem o acesso, o Estado pode ter duas equipes na segundona.

Se bem que o Operário de Ponta Grossa, campeão paranaense desse ano, precisa ligar o sinal de alerta para não cair para a Série C. O Fantasma tem uma sequência de quatro derrotas seguidas e soma 39 pontos. São apenas cinco de vantagem para o Volta Redonda, time que abre a zona do rebaixamento. Neste domingo (19), o Operário pode afastar ainda mais o risco de queda, já que faz um confronto direto com o próprio Volta Redonda, às 16 horas, no Germano Krüger. Se for derrotado, o risco de queda do Fantasma aumenta. Isso significa que uma queda do Operário pode deixar o Paraná com apenas uma equipe na Série B.

Diante de todas as probabilidades, o único paranaense 100% na Série B é o Londrina. Na semana passada, o Tubarão conquistou o acesso e está de volta à segundona nacional no ano que vem. E agora quer chancelar o retorno com o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (18), o Londrina faz o jogo de ida da decisão contra a Ponte Preta, às 17 horas, no VGD. A partida de volta será no dia 24 de outubro, no mesmo horário, no Moisés Lucarelli. Por ter feito a melhor campanha geral — 49 pontos contra 40 do Londrina —, a Ponte decide em casa. Em caso de empate no placar agregado (dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols), o título será decidido nos pênaltis. Além de Londrina e Ponte Preta, São Bernardo e Náutico também subiram da Série C para a Série B.

 

Retrospecto

E se depender do histórico entre os adversários, a disputa promete ser equilibrada. Em 20 confrontos, o retrospecto é praticamente parelho: são nove vitórias da Ponte, oito do Londrina e três empates. No total, a Ponte marcou 25 gols, contra 23 do Londrina. Cada time mandou dez jogos no histórico. Quando o Londrina atuou em casa, como será o caso de sábado, foram cinco vitórias dos paranaenses, quatro dos paulistas e um empate. Já em Campinas, a Ponte tem vantagem de cinco triunfos, contra três do Londrina, além de duas igualdades. No encontro mais recente, pela primeira fase da Série C deste ano, a Ponte levou a melhor no Moisés Lucarelli e venceu por 1 a 0, com gol de Jonas Toró. Na ocasião, o goleiro Diogo Silva ainda defendeu um pênalti nos minutos finais e garantiu o resultado. Antes disso, os clubes não haviam se enfrentado em 2024. Em 2023, quando disputaram juntos a Série B, houve uma vitória para cada lado: 3 a 0 para o Londrina no Estádio do Café e 1 a 0 para a Ponte no Majestoso.

 

Goleador

O atacante Iago Teles é um dos principais nomes do Londrina na temporada e segue como artilheiro da Série C com oito gols. Na final da competição, o camisa 11 terá um duelo direto com Toró, da Macaca, que soma sete gols. Iago admitiu que a disputa pela artilharia tem sido assunto no vestiário. Mas, segundo ele, o título do Londrina é a prioridade nas duas partidas contra a Ponte Preta.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp