Times de Liga Nacional dominam a Série Ouro de futsal
Umuarama, Marreco, Pato Futsal e Campo Mourão têm 100% de aproveitamento na competição
Por Luciano Neves

O Campeonato Paranaense da Série Ouro desse ano tem o mesmo formato da edição passada. Nesta fase classificatória, os 16 times se enfrentam entre si em turno único. E os quatro melhores times ao fim desta etapa garantem presença de maneira direta na terceira fase (quartas de final). Os times que terminarem entre o quinto e o 12º lugares avançam para a segunda fase e serão formados mais quatro duelos eliminatórios, que vão definir os outros quatro classificados para as quartas de final. É bom lembrar ainda que os quatro primeiros terão o direito de fazer o jogo de volta das quartas em casa. Só para se ter uma ideia, no ano passado, Pato Futsal e Umuarama terminaram a primeira fase com os mesmos 30 pontos e foram os dois melhores times. E até decidiram o título, com o Pato levando a melhor e conquistando o tricampeonato.
A Liga Nacional deste ano inicia só no dia 17 de abril, inclusive, um time paranaense irá abrir o certame. O Umuarama fará o primeiro jogo contra o atual campeão Jaraguá, em Santa Catarina. Até lá, os sete times que disputam a Liga querem criar uma ‘gordurinha’ no Estadual, já que passarão a dividir as atenções entre duas competições. Na verdade, o Umuarama tem mais uma competição na temporada e também disputa a Copa do Brasil. Nesta quinta (27) fará o jogo de volta contra o Atlântico, em Erechim. Na primeira partida, perdeu por 4 a 2 em casa e precisa vencer por qualquer placar para forçar uma prorrogação.
O Umuarama, inclusive, é o líder do Campeonato Paranaense deste ano. Com a goleada de 4 a 0 sobre o São Miguel, na terceira rodada, o time manteve os 100% de aproveitamento e aparece na primeira posição. Alias, os times de Liga começaram bem o Estadual. Além do Umuarama, Marreco de Francisco Beltrão, Pato Futsal e Campo Mourão têm nove pontos, todos com 100% de aproveitamento. Em termos de campanha, o Marreco está um pouquinho melhor. O time de Francisco Beltrão, que vinha mandando seus jogos em Capanema enquanto o Ginásio Arrudão passava por reformas, conquistou a terceira vitória e derrotou o Foz Cataratas por 3 a 1, num confronto de Liga Nacional no fim de semana. O Marreco chegou aos treze gols e é dono do melhor ataque da competição. Mas tem desvantagem em relação ao Umuarama no goal average, o primeiro critério de desempate. O Umuarama chegou aos onze gols no Estadual e sofreu apenas um. Logo, tem índice melhor que o Marreco nesse quesito. O goal average é um índice que resultado do número de gols marcados dividido pelo número de gols sofridos.
O Foz, que também disputa a Liga, teve um bom início de Estadual, mas sofreu a primeira derrota na competição. Com isso, aparece no quinto lugar com seis pontos. E o Cascavel Futsal, que também tem a Liga no calendário, venceu a primeira partida oficial no ano. Derrotou o Operário por 4 a 2, no último sábado, no ginásio da Neva. Agora, a equipe de Deividy Hadson se prepara para mais um jogo duro em casa. No próximo sábado (29) fará um duelo entre times de Liga Nacional contra o Campo Mourão, na Neva. A Serpente Tricolor precisa vencer para encostar no pelotão de frente na tabela.
Pato
O Pato Futsal, detentor das duas últimas taças do Estadual, segue se reforçando para a temporada. No início desta semana, o clube anunciou a contratação do fixo Maxwell do Nascimento Pinheiro, o Max, que estava atuando no Carlos Barbosa. O atleta chega para reforçar o Pato Futsal na disputa da Liga Nacional, do Campeonato Paranaense da Série Ouro da Taça Brasil de Clubes.
Créditos: Luciano Neves