STF tem melhora na avaliação, mostra pesquisa
As casas legislativas têm avaliações bem piores
Por Da Redação

O Supremo Tribunal Federal (STF), pela primeira vez, tem a maior avaliação entre a cúpula dos Três Poderes. É o que mostra a sondagem “Pulso Brasil” do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) elaborada neste mês. A corte obteve a menor desaprovação e a maior aprovação captadas pelo levantamento, que também mediu as popularidades do governo federal e do Congresso.
Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados aprovam o STF, 49% desaprovam o tribunal e 8% não sabem ou não responderam. Embora o Executivo tenha os mesmos 43% de aprovação, sua desaprovação é de 51%.
Já as casas legislativas têm avaliações bem piores. A Câmara é aprovada por 24% dos entrevistados e desaprovada por 63%. Já o Senado tem 25% de aprovação e 61% de reprovação.
Divulgada nessa quinta-feira (24), a pesquisa foi feita de 20 a 22 deste mês com 2,5 mil entrevistados de 16 anos ou mais e de todas as regiões do país. Os contatos foram feitos de forma híbrida, com ligações telefônicas (Cati) e perguntas online (Cawi). A margem de erro varia conforme os percentuais (é diferente para percentuais próximos a 10%, 20%, 30% e assim por diante), mas nunca passa de dois pontos percentuais.
O Ipespe também perguntou a expectativa dos entrevistados sobre o governo Lula nos próximos meses: 43% disseram esperar uma piora, 42% apontaram melhora e 13% acreditam que deve ficar igual.
*Com informações de Conjur
