RESULT

Seleção de atores classificados para audições da peça do Teatro de Comédia já está disponível

A peça "Daqui ninguém sai" estará no Festival de Curitiba do próximo ano e será uma homenagem ao escritor curitibano Dalton Trevisan, que completará 100 anos em junho de 2025. A direção geral é da atriz e produtora Nena Inoue.

Seleção de atores classificados para audições da peça do Teatro de Comédia já está disponível Créditos: Fernando Ogura/AEN

A nova montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) está chegando à etapa das audições presenciais. A lista de convocados foi divulgada nesta quarta-feira (6) na página do Teatro de Comédia do Paraná. Doze atores/atrizes serão selecionados para o elenco.

A nova montagem atraiu 288 profissionais inscritos. O próximo passo são as audições nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), conforme data e horário definidos no edital. O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos do horário fixado para realização da avaliação, munido de documento de identificação com foto.

Durante essa etapa os candidatos serão submetidos inicialmente a uma dinâmica envolvendo aquecimento vocal e corporal elaborada e orientada pelo CCTG. Posteriormente será realizada avaliações individualizadas dos candidatos a partir da interpretação de três contos de Dalton Trevisan ("Dois velhinhos", “Daqui ninguém sai” e “Lamentações de Curitiba"), avaliação de outro conto de Dalton Trevisan de livre escolha e apresentação de uma música de Milton Nascimento.

A peça "Daqui ninguém sai" estará no Festival de Curitiba do próximo ano e será uma homenagem ao escritor curitibano Dalton Trevisan, que completará 100 anos em junho de 2025. A direção geral é da atriz e produtora Nena Inoue.

 

TCP

Para Áldice Lopes, diretor artístico do Teatro Guaíra, o TCP teve um papel fundamental na consolidação do teatro profissional no Paraná. Ele destaca que, até 1963, quando da sua criação, as produções no Estado eram predominantemente amadoras. “Foram 74 espetáculos produzidos e mais de 1.500 pessoas que trabalharam junto às montagens do TCP ao longo de 60 anos", destaca.

A estreia de "Um Elefante no Caos", primeira peça encenada pelo grupo em 1963, com texto de Millôr Fernandes e direção de Cláudio Corrêa e Castro, simbolizou um momento de transformação no teatro do Paraná, levando ao público uma produção bem-humorada e reflexiva sobre o caos social e político da época.

Esse primeiro espetáculo pavimentou o caminho para que o TCP se consolidasse como referência de teatro profissional no Estado. Claudio Corrêa e Castro foi o primeiro diretor artístico do TCP. Da companhia participaram artistas importantes como Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos, Joel de Oliveira, Lúcio Weber, Maurício Távora, Odelair Rodrigues, Edson D’Avila, entre muitos outros.

Em seguida, o TCP realizou uma das montagens mais emblemáticas da história do teatro paranaense: "A Megera Domada", de Willian  Shakespeare, de 1964, em comemoração ao quarto centenário do dramaturgo inglês. A montagem se tornou um marco da cena teatral brasileira. "O TCP foi o núcleo que gerou a profissionalização do teatro paranaense", comenta Collaço. "A montagem de clássicos com grandes investimentos estabeleceu um padrão e criou uma referência cultural para o público.”

Em 1967, o TCP foi a primeira companhia do Brasil a encenar "Schweyk na Segunda Guerra Mundial", de Bertolt Brecht, novamente com direção de Cláudio Corrêa e Castro: uma ousadia em plena Ditadura Militar. Em 1974 o TCP participou da inauguração do Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) com a peça "Paraná, Terra de Todas as Gentes", de Adherbal Fortes e Paulo Vitola, sob direção de Maurício Távora.

Em março de 2025, o TCP trará ao palco a peça "Daqui Ninguém Sai", uma homenagem ao centenário do escritor curitibano Dalton Trevisan, com direção de Nena Inoue. A expectativa é de que essa montagem, que fará parte do Festival de Curitiba, reforce o papel do TCP de fortalecimento da cultura teatral paranaense.

 

Número 

12 

12 artistas serão selecionados para a nova montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) 

 

Data 

21-23/11

Audições para nova peça "Daqui ninguém sai" acontecem entre os dias 21 e 23 de novembro 

Créditos: AEN