Santos e Palmeiras fazem o primeiro grande clássico paulista
No fim de semana, os dois times atuaram pela segunda rodada e empataram com representantes do interior
Por Luciano Neves
Santos e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (22), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. A bola rola para o clássico a partir das 21h35. Ambos os times somaram uma vitória e um empate nos primeiros compromissos de 2024. O Santos ocupa a segunda posição do Grupo B, com quatro pontos, mesma pontuação do Palmeiras, vice-líder do Grupo D. O Peixe chega para o clássico após empatar fora de casa com a Ponte Preta, no último domingo, em 1 a 1. O artilheiro Guilherme marcou o único gol da equipe de Pedro Caixinha na partida. Do outro lado, o Palmeiras também empatou em seu último compromisso. O Verdão visitou o Noroeste no último sábado e, com gol de Thalys, ficou no 1 a 1.
Clássico
O clássico será o primeiro do Peixe após disputar a Série B no ano passado. Na última temporada, o time praiano disputou apenas cinco clássicos, todos pelo Estadual. Por ter sido o único entre os quatro grandes de São Paulo na Segunda Divisão, o Alvinegro não teve em boa parte do seu calendário duelos contra os rivais. De volta à elite do futebol brasileiro, o Santos encara justamente o mesmo rival que protagonizou seu último clássico em 2024. O Palmeiras travou a final do Paulista contra o clube da Baixada Santista. O Peixe venceu o jogo de ida da decisão por 1 a 0, em março, mas foi superado por 2 a 0 na volta, em abril, e ficou com o vice-campeonato. Após a derrota na final, o Santos não enfrentou mais nenhum rival. Além da presença na Série B, o clube também não conseguiu se classificar para a Copa do Brasil do ano passado, o que pulverizou de vez as chances de disputar mais clássicos.
O time praiano venceu apenas um dos últimos cinco confrontos contra o Verdão em seus domínios. Foram duas derrotas, dois empates e uma vitória, ocorrida no último clássico entre as equipes na Vila. O último triunfo foi válido pelo jogo de ida da final do Paulista de 2024. No dia 31 de março, o Peixe bateu o Alviverde por 1 a 0, com gol de Otero, e largou na frente na briga pelo título. No entanto, a equipe perdeu por 2 a 0 na volta e ficou com o vice-campeonato.
Créditos: Gazeta Esportiva