GCAST

San-São com Neymar como expectador ilustre

O Santos recebe o São Paulo neste sábado (1º) pela sexta rodada do Paulistão

Por Luciano Neves

San-São com Neymar como expectador ilustre

O grande confronto da sexta rodada do Campeonato Paulista será o clássico entre Santos e São Paulo, que jogam às 20h30, na Vila Belmiro. Mas o jogo terá um ingrediente a mais: a presença de Neymar, que está de volta para a Vila. O jogador desembarcou em território brasileiro, já foi apresentado de maneira oficial ontem, mas ele não estará em campo com a camisa 10 do Peixe.

O clube anunciou o retorno do atacante de maneira oficial. Ele chega em definitivo, por seis meses, após rescindir com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. O jogador de 32 anos tinha vínculo com o time árabe até o dia 30 de junho de 2025. Contudo, o astro brasileiro não vinha agradando, especialmente por conta das lesões. Ele retornou de grave contusão no joelho recentemente e, logo no seu segundo jogo, sofreu uma lesão muscular na coxa.

Atualmente, Neymar já está apto para entrar em campo. Contudo, o técnico Jorge Jesus entende que ele não está no mesmo ritmo que os companheiros e, por isso, só o usaria na Liga dos Campeões da Ásia e no Mundial de Clubes.

Em meio a este cenário, o atacante foi seduzido pelo Santos a voltar para casa. Com uma boa relação com o pai de Neymar, o presidente Marcelo Teixeira apresentou um projeto esportivo ao jogador, além de um vídeo, feito com inteligência artificial, de Pelé convocando o craque a retornar. O carinho que Neymar vai receber no Brasil pesou bastante, assim como a proximidade da Copa do Mundo. O camisa 10 da Seleção Brasileira tem o sonho de conquistar o torneio pelo país e quer chegar bem no Mundial dos Estados Unidos, em 2026.

Neymar defendeu o Santos de 2009 até 2013. Ao todo, foram 225 jogos e 136 gols pelo clube paulista, além de um título da Libertadores, marcando na final, um da Copa do Brasil e três do Campeonato Paulista. Em 2023, foi embora para o Barcelona. Na Catalunha, fez história ao lado de Lionel Messi e Luís Suárez, formando o famoso trio "MSN". Foi campeão da Liga dos Campeões em 2015, novamente balançando as redes na grande decisão, além de duas vezes campeão espanhol. Foram 105 gols marcados em 186 partidas pelo clube catalão. Neymar foi para o Paris Saint-Germain em agosto de 2017. Ao todo, disputou 173 partidas, marcando 118 gols e dando 70 assistências. Já em agosto de 2023, foi anunciado pelo Al-Hilal. Na Arábia Saudita, sofreu com lesões e disputou apenas sete partidas, marcou um gol e deu duas assistências.

 

Na tabela

O torcedor do Peixe espera que a presença de Neymar possa reconduzir o Santos às vitórias no Campeonato Paulista. O time tem uma sequência de três derrotas seguidas para Palmeiras, Velo Clube e São Bernardo. E não vence há quatro jogos. Mesmo assim, é o segundo colocado no Grupo B com quatro pontos. Já o São Paulo tem desempenho um pouco melhor. Ainda invicto, o Tricolor Paulista lidera o Grupo C com dez pontos, mas tem uma partida a menos. No meio de semana, derrotou a Portuguesa por 2 a 1. Antes, fez 3 a 1 sobre o Corinthians em outro clássico.

Trata-se de um adversário novo para o técnico Luis Zubeldía. O treinador argentino nunca enfrentou o Peixe ao longo de sua carreira. Ele chegou ao clube do Morumbis no fim de abril de 2024, quando o Paulistão já havia acabado. Como o rival alvinegro estava na Série B do Brasileiro, os times não voltaram a se encontrar ao longo do ano passado. Zubeldía aposta em seu bom retrospecto em clássicos pelo São Paulo para sair vencedor do San-São. Ele já participou de cinco jogos contra rivais desde que desembarcou na capital paulista e perdeu apenas uma vez. Ao todo, são duas vitórias, dois empates e uma derrota - 53,3% de aproveitamento.

Créditos: Gazeta Esportiva