GCAST

Quem será o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores da América?

Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores da América neste sábado (29), em Lima

Por Luciano Neves

Quem será o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores da América? Créditos: Cesar Greco

A edição de 2025 da Libertadores da América será concluída neste sábado (29) com mais uma final brasileira, a sétima da história. Mas essa é uma decisão diferente, já que coloca frente a frente os dois tricampeões Palmeiras e Flamengo. Ou seja, quem fatura a glória eterna neste sábado se tornará o brasileiro com o maior número de títulos da Libertadores. Resumindo: só um será tetracampeão. O Verdão venceu as edições de 1999, 2020 e 2021. O tri, inclusive, foi numa decisão contra o próprio Flamengo. O Palmeiras vivencia a sua terceira final brasileira na competição. Mesma situação do Flamengo, que perdeu o título para o Verdão em 2021, mas venceu o Athletico-PR em 2022, ano do tri. Antes disso, a primeira conquista rubro-negra foi em 1981. E o bicampeonato foi em 2019, contra o River Plate. Detalhe: naquele ano, foi a primeira Libertadores com final única. E aquele jogo ocorreu em Lima, no Peru, mesmo local da decisão deste sábado.

 

Campanhas

Entre os finalistas, o Palmeiras tem a melhor campanha da Libertadores. Em 12 jogos, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira somou dez vitórias, sofreu um empate e uma derrota. Além disso, marcou 30 gols e sofreu apenas nove. O único revés do Verdão no torneio foi justamente no jogo de ida da semifinal, quando foi derrotado por 3 a 0 pela LDU. No jogo de volta, a equipe alviverde aplicou uma goleada por 4 a 0 e protagonizou uma virada épica no Allianz Parque. O Flamengo, por sua vez, tem uma campanha com sete vitórias, três empates e duas derrotas. Além disso, marcou 12 gols e sofreu nove. Na semifinal, a equipe carioca eliminou o Racing, com uma vitória por 1 a 0 em casa e um empate sem gols na Argentina.

 

Como chegam as equipes?

Palmeiras e Flamengo chegam em momentos distintos. De um lado, o Rubro-Negro lidera o Campeonato Brasileiro e está a uma vitória de conquistar a competição nacional a duas rodadas do fim. Nos últimos cinco jogos, são três vitórias, dois empates e uma derrota. Já o Verdão amarga uma sequência de cinco jogos sem vencer, com três derrotas e dois empates. A sequência fez a equipe paulista se afastar da briga pelo título. No momento, o time de Abel Ferreira é o vice-líder, com 70 pontos, quatro a menos que o Flamengo.

 

Técnicos

O toque de alquimista de Abel Ferreira transformou em ouro o Palmeiras, que tentará na final de sábado contra o Flamengo conquistar um terceiro título da Copa Libertadores sob o comando do treinador português. Nunca um treinador venceu três títulos da Libertadores por uma equipe brasileira. Por isso, a conquista deste sábado colocaria Abel Ferreira em um patamar inédito no cenário do futebol pentacampeão mundial.

Mais além da fase atual, o treinador de 46 anos é o arquiteto da etapa mais vitoriosa do centenário clube paulista. Quando chegou ao Brasil há cinco anos, era difícil imaginar o impacto que teria este jovem ex-jogador, com passagens como técnico pelo Braga (Portugal) e PAOK Salônica (Grécia), sem títulos, e experiência inicial nas categorias de base do Sporting de Lisboa. Agora pode se tornar o terceiro técnico a conquistar três vezes a Libertadores, após os títulos com o Palmeiras em 2020 e 2021. O argentino Carlos Bianchi ergueu o troféu em quatro ocasiões (Vélez Sarsfield em 1994 e Boca Juniors em 2000, 2001 e 2003). Já o lendário Osvaldo Zubeldía, do Independiente de Avellaneda, conquistou três títulos consecutivos (1968, 1969 e 1970).

Em tempos de crescente protagonismo de treinadores estrangeiros no Brasil, Filipe Luís surge como a grande esperança local, comandando o Flamengo que disputará a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras de Abel Ferreira. No sábado, em Lima, buscará conquistar pela primeira vez como técnico a Libertadores, torneio que venceu duas vezes como jogador rubro-negro, em 2019 e 2022. Seu Mengão, além disso, está prestes a levar a coroa do Brasileirão após meses de disputa intensa contra o Palmeiras. “Estou mais feliz que nunca, fazendo o que amo. Quanto mais pressão, quanto mais difícil, mais eu aproveito meu trabalho”, comentou o ex-jogador de 40 anos, após empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, resultado que deixou o Fla a um passo do título nacional.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp