Quarta edição do Festival do Batera acontece no dia 01 de dezembro
Organizado pelo Instituto do Batera, o festival, que acontece no dia 01 de dezembro, das 14h30 às 22 horas, no Hooligans Pub

Que rufem os tambores, porque está chegando o maior evento em celebração à bateria de Cascavel. A bateria é um instrumento de percussão, que une diferentes elementos, compondo uma estrutura completa para que possa ser tocada por um único instrumentista.
Inserido em diferentes gêneros da música, o instrumento, como se conhece hoje, é composto pelos seguintes elementos: caixa, bumbo, surdo, chimbal e pratos, que se unem harmoniosamente para a produção do som.
Apesar de aparentar ser um instrumento que faz parte da era moderna, principalmente quando se observam as baterias eletrônicas, capazes de reproduzir som sem precisar das estruturas tradicionais e que ainda podem emitir sons apenas quando ligadas, o instrumento é tão antigo quanto a própria história da música.
Segundo registros, os primórdios de protótipos do que viria a ser a bateria atual já podiam ser observados no período pré-histórico, com a produção de tambores feitos a partir de troncos de árvores ocos, cobertos por pele de animal, formando uma película capaz de emitir som quando tocada.
A história da bateria também ganha grandes evoluções a partir do século 20, com o surgimento das fanfarras tradicionais dos exércitos. Os grupos tocavam separadamente os diferentes instrumentos semelhantes aos que compõem a bateria.
O formato combinado de todas essas partes, como conhecemos hoje, veio a se aproximar apenas em 1910, com a criação do pedal, arquitetado por William Ludwig. Graças a descoberta, passou a ser possível tocar dois tambores simultaneamente.
Já o formato atual, composto pelos elementos citados anteriormente pela reportagem, veio a ser criado posteriormente, em 1930.
O instrumento, que é essencial para a produção harmônica de diferentes gêneros musicais na atualidade, será celebrado em Cascavel, com a quarta edição do Festival do Batera, que acontece no dia 01 de dezembro, das 14h30 às 22 horas, no Hooligans Pub.
Oferecido pelo Instituto do Batera, um espaço destinado para o aprendizado e prática do instrumento no município, o festival reúne mais de 70 bateristas, alunos do Instituto, para uma programação em celebração ao instrumento. As apresentações contarão com o suporte de outros instrumentos, mas a estrela do evento é a “batera”.
O Caderno Mais conversou com Mih Batera, uma das responsáveis pelo Instituto do Batera juntamente com Cebola Batera, para saber mais detalhes sobre a programação deste ano do evento.
Mih Batera explica que o evento, que é aberto ao público externo, teve sua primeira edição realizada no ano de 2021, e surgiu como uma forma de democratizar, não só o acesso à música para os espectadores, mas também a experiência de palco para os alunos: “A ideia era democratizar a música, fazer cada um sentir de maneira única e transmitir isso, nós já havíamos subido num palco e, sabendo do quão emocionante poderia ser, queríamos dividir isso com outras pessoas”, conta.
Serão mais de sete horas de muita música e, para que todos possam ter tempo de mostrar seus talentos, o evento será dividido em sessões, com a apresentação de cerca de 20 músicos por sessão. Os portões serão abertos a partir das 14h30, quando as apresentações se iniciam, seguindo até às 16h30, quando será encerrada a primeira sessão. Durante o intervalo, a música continua com outras apresentações e shows para o público, além disso, também terão performances com palhaços e sorteios durante a pausa. A segunda sessão começa a partir das 17 horas, e segue até às 19 horas, com a apresentação de cerca de 20 músicos.
Apesar do line up ser composto por músicos em aprendizado, o talento é garantido: “A apresentação é totalmente profissional, com muito ensaio, meses de preparação, dedicação e passagem de som com todos os músicos. Até a presença de
palco é treinada. Os bateras passam por treinamentos e ensaios, e o resultado final vocês precisam acompanhar. São bateras profissionais no palco, sentido a música e divertindo quem assiste”, explica Mih Batera.
Ela ainda deu uma prévia sobre o repertório de algumas das apresentações: “Só pra dar um spoiler, terão interpretações de músicas de artistas renomados, como: Imagine Dragons, Bruno Mars, ACDC, Michael Jackson, Foo Fighters, Tina Turner e até uma versão rock n´roll de ‘O Patinho Amarelinho’ para os pequenos”, revela.
Mih Batera ainda convocou os leitores da editoria para prestigiarem o festival: “É um evento que temos muita alegria em poder compartilhar com o público, porque se trata de
uma festa musical, uma reunião de pessoas incríveis, tanto músicos que dividem o palco,
quanto público, que vibra em cada batida. Estão todos convidados, estaremos esperando vocês pra um dia diferente”, finaliza.
Reforçando o recado, o “Festival do Batera” acontece no dia 01 de dezembro, das 14h30 às 22 horas, no Hooligans Pub, localizado na rua Paraná, número 4024, centro de Cascavel.
Os ingressos para aqueles que não querem ficar de fora do evento, podem ser adquiridos até o dia 29 de novembro, por R$ 28 para crianças e R$ 32 para os adultos, através do telefone: (45) 99943-8160.
Data
01/12
Festival do Batera acontece no dia 01 de dezembro
Trecho
“A ideia era democratizar a música, fazer cada um sentir de maneira única e transmitir isso, nós já havíamos subido num palco e, sabendo do quão emocionante poderia ser, queríamos dividir isso com outras pessoas”
-Mih Batera
Responsável pelo Instituto do Batera
Créditos: Redação