RESULT

Projeto Maracá ensina alunos da rede pública de Campo Largo a construir instrumentos com material reciclável

Últimas oficinas acontecem nos dias 11, 13 e 18 de agosto, na Escola Municipal Mauro Portugal, no Conjunto Águas Claras

Por Da Redação

Projeto Maracá ensina alunos da rede pública de Campo Largo a construir instrumentos com material reciclável Créditos: Lucas Rachinski

Cerca de 2 mil alunos e professores da rede municipal de ensino de Campo Largo (PR) estão sendo beneficiados pelo Projeto Maracá – O Artesanato de Instrumentos Musicais, que desde março percorre escolas da cidade com oficinas gratuitas voltadas à confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis.

As últimas oficinas do projeto acontecem nos dias 11, 13 e 18 de agosto, na Escola Municipal Mauro Portugal (Rua Alcebíades Afonso Guimarães, 210 – Conj. Águas Claras), encerrando uma temporada de 52 oficinas educativas com foco em sustentabilidade, criatividade e valorização da cultura popular.

Idealizado pelo músico, luthier e arte-educador Fabio Mazzon, o projeto é viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com apoio da Copel.

“Queremos despertar a curiosidade e estimular a criatividade das crianças, além de ensinar sobre a importância dos instrumentos de percussão e sua história”, afirma Fabio.

Vivência musical e saberes ancestrais

O projeto oferece atividades práticas para alunos do 3º ao 5º ano, promovendo a construção de instrumentos como berimbau, tambores e chocalhos, a partir de materiais reutilizáveis. As oficinas também são acompanhadas de uma exposição temática de instrumentos artesanais feitos com argila, madeira e outros elementos naturais.

Além das crianças, professoras da rede municipal também participam das oficinas, que buscam promover integração, consciência ambiental e repertório pedagógico.

C:\Users\Glaucia Domingos\Downloads\LRV00668.jpg

O projeto também oferece oficinas para educadores da rede municipal de ensino. Foto: Lucas Rachinski

“Em tempos de alto consumo, confeccionar instrumentos de forma artesanal é importante, além de promover cooperação e socialização entre as crianças", completa Pietro Rosa, pedagogo e arte-educador que também integra a equipe do projeto.

Todos os instrumentos confeccionados são doados para as escolas participantes, fortalecendo as práticas musicais em sala de aula.

Sobre o idealizador – Fábio Mazzon

Com uma carreira de mais de 25 anos, Fábio Mazzon é músico, luthier, ceramista e arte-educador. Dedica-se à pesquisa de manifestações musicais e à criação de instrumentos de percussão presentes em culturas do mundo inteiro, com destaque para os feitos em cerâmica. Também atua como compositor, arranjador e integrante do grupo Studium Musicae, especializado em música medieval e repertórios tradicionais de diferentes países.

Serviço

Últimas oficinas do Projeto Maracá em Campo Largo (PR)
Onde: Escola Municipal Mauro Portugal – Rua Alcebíades Afonso Guimarães, 210 – Conjunto Águas Claras
Quando: 11, 13 e 18 de agosto de 2025
Público: alunos e professores da rede municipal de ensino
Gratuito
Redes sociais:
Instagram: @projetomaraca2023
Facebook: Projeto Maracá

 

Créditos: Assessoria Acesse nosso canal no WhatsApp