Programa de terceiras faixas do DER/PR tem investimento de R$ 14,8 milhões

Estudo técnico vai avaliar 1,4 mil km de rodovias estaduais para definir trechos que precisam de terceiras faixas. Resultado será um banco de anteprojetos para os próximos anos.

Por Eliane Alexandrino

Programa de terceiras faixas do DER/PR tem investimento de R$ 14,8 milhões Créditos: Assessoria

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou a sessão de disputa do seu novo Programa Rota Segura: Terceiras Faixas. O investimento é de R$ 14.814.301,63, dividido em cinco lotes.

Ele prevê estudo técnico em 1.453,56 quilômetros de rodovias estaduais, e a elaboração de anteprojetos de ampliação da capacidade nos pontos críticos destas rodovias. Os trechos foram indicados pelas regionais do DER/PR.

Ao todo, oito empresas participaram, apresentando propostas técnicas e de preços que agora serão analisadas por comissão de contratação do DER/PR, com o resultado sendo divulgado em 13 de agosto.

“Além de realizar grandes obras em todo o Estado, também estamos investindo em iniciativas que vão deixar um legado para as próximas gestões. Com esse novo programa do DER teremos um banco de anteprojetos à disposição para licitar obras de terceiras faixas em centenas de quilômetros de rodovias”, explica o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O programa tem duas etapas, o estudo técnico e a elaboração de projetos. Na primeira serão identificados os locais prioritários para receber as intervenções, levando em consideração o volume de tráfego, limite de velocidade da via, histórico de acidentes e geometria da pista, entre outros.

Na segunda etapa serão elaborados os anteprojetos de ampliação da capacidade, que preveem a implantação de terceira faixas e restauração da pista adjacente. O programa estabelece que as obras serão realizadas em cerca de 30% da malha estudada, aproximadamente 430 quilômetros.

“Esse programa tem o objetivo de solucionar os pontos críticos de ultrapassagem na malha estadual, proporcionando uma grande redução no número de acidentes causados por ultrapassagens irregulares ou imprudentes, o que já observamos em outras rodovias que passaram por obras semelhantes”, diz o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. Os anteprojetos também poderão apresentar sugestões de correção de geometria e outras melhorias de segurança.

O Lote 01 contempla 353,37 quilômetros de rodovias dos Escritório Regional Norte Velho e Escritório Regional Norte Pioneiro; o Lote 02 contempla 196,39 km dos Escritório Regional Valei do Ivaí e Escritório Regional Vale do Tibagi; são 221,10 km no Lote 03, com rodovias da Superintendência Regional Noroeste; 373,45 km da Superintendência Regional Oeste no lote 04; e por último 309,25 km de rodovias dos Escritório Regional Centro Sudoeste e Escritório Regional Vale do Chopim. O prazo para execução dos contratos varia entre 24 e 28 meses.

As rodovias da Superintendência Regional Leste e Superintendência Campos Gerais do DER/PR já estão contempladas em uma iniciativa anterior, com objetivo semelhante.

 

Texto e foto: AEN

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