RESULT

Prefeitura terá ponto de vacinação contra gripe no jogo FCC X Operário deste sábado (24) no Estádio Olímpico

Ação é mais uma alternativa para comunidade garantir a imunização contra a influenza, que segue com baixa cobertura em Cascavel

Por Gazeta do Paraná

Prefeitura terá ponto de vacinação contra gripe no jogo FCC X Operário deste sábado (24) no Estádio Olímpico Créditos: Divulgação

Como medida para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe em Cascavel, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Esporte, terá uma ação extramuro, com ponto de vacinação no Estádio Olímpico Regional Jacy Scanagatta neste sábado (24), no jogo entre FCC X Operário (MS), em partida pela série D, do Campeonato Brasileiro. 

Os profissionais de saúde começarão os atendimentos a partir das 14h30 e seguirão até o fim da disputa. O ponto de vacinação será no portão de acesso C às cadeiras cobertas do Estádio, sem necessidade de ter ingresso para acessar o espaço - o jogo é pago. A Sesau já planeja também outras ações extramuro no Município. 

A medida é mais uma alternativa para que a comunidade possa garantir a imunização, que segue com baixa procura em Cascavel e preocupa as autoridades de saúde em relação ao aumento de casos de pacientes com síndromes respiratórias nas UBSs, USFs e UPAs. A imunização é comprovadamente uma prevenção ao agravamento de doenças que podem levar à hospitalização. A dose segue disponível para toda população acima de seis meses. A orientação é que os interessados levem a carteirinha para manter o documento atualizado, mas, caso não tiver, isso não será um impedimento. 

Segundo dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), das mais de 144 mil pessoas que formam o grupo prioritário para a vacina, apenas 54 mil buscaram a dose, o que corresponde a 33,55%, bem abaixo dos 90% estipulado pelo Ministério da Saúde. Idosos, crianças e gestantes que são os mais vulneráveis, seguem com imunização baixíssima. Os idosos, que somam mais de 52 mil pessoas na cidade, tiveram uma cobertura de apenas 39%. Entre as crianças, o índice é ainda mais preocupante: 24,21%. E o dado mais crítico envolve as gestantes: somente 10,52% foram imunizadas.

Com a chegada do frio, cresce a preocupação com o aumento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, por isso, o apelo aos cascavelenses para que se imunizem.  Os reflexos da baixa cobertura já começam a ser percebidos na rede de saúde pública e também na privada, que têm registrado aumento expressivo na procura por atendimentos relacionados às doenças respiratórias. 

VACINAS NAS UNIDADES 
A vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município para toda população acima de seis meses de idade, protegendo contra as principais cepas do vírus influenza. A dose é segura e eficaz. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h até 15 minutos antes do fechamento de cada unidade, sem intervalo para o almoço. Vacinas salvam vidas, programe-se!

Agência Brasil