RESULT

Policiais do Disque Denúncia 181 e da Rotam são homenageados na Assembleia

Durante a homenagem, o tenente-coronel Walter Aguiar, chefe do Disque Denúncia 181, destacou a relevância do reconhecimento ao trabalho dos profissionais envolvidos no programa

Por Eliane Alexandrino

Policiais do Disque Denúncia 181 e da Rotam são homenageados na Assembleia Créditos: Alep

Policiais do Disque Denúncia 181 e da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) foram homenageados nesta sexta-feira (4), em sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa partiu do deputado estadual Ricardo Arruda (PL), que destacou a importância de valorizar o trabalho silencioso e eficaz realizado por equipes da segurança pública.

“O Disque Denúncia 181 representa um trabalho gigante, que aproximou o povo da polícia. Por trás de um número de telefone, existe uma baita equipe preparada para combater o crime”, afirmou Arruda. Ele ressaltou ainda que o serviço tem contribuído de forma decisiva para a apreensão de drogas e armas, além da prisão de criminosos. “Eles merecem todo o nosso apoio, respeito e essa homenagem”, completou.

O deputado também enalteceu a atuação da Rotam e da Polícia Militar do Paraná como um todo, afirmando que as corporações têm desempenhado papel essencial para manter o estado entre os mais seguros do país. “A bandidagem tem que ser combatida com rigor. O estado que afrouxa, o crime toma conta. E aqui, felizmente, temos um governo que investe em segurança”, disse, referindo-se à gestão do governador Ratinho Junior e ao trabalho do secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Arruda comparou a situação da segurança no Paraná com a de outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia, para evidenciar os avanços locais. “É lógico que ainda há crimes, mas o cenário é muito melhor do que no resto do país. Hoje em dia, é muito melhor morar no Paraná”, afirmou.

Durante a homenagem, o tenente-coronel Walter Aguiar, chefe do Disque Denúncia 181, destacou a relevância do reconhecimento ao trabalho dos profissionais envolvidos no programa. “É um programa do Estado do Paraná, da Secretaria de Segurança Pública, que visa coletar informações de denúncias anônimas e repassá-las às forças de segurança para o combate à criminalidade”, explicou. Para o oficial, a homenagem valoriza não apenas os servidores que atuam diariamente no serviço, mas também a sociedade, que exerce um papel fundamental ao contribuir com as denúncias. “Isso é muito importante para os dois lados: tanto para os funcionários quanto para os cidadãos que colaboram com a segurança pública”, afirmou.

O coronel Carlos César de Souza Peres, comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou a importância do trabalho da Rotam no interior do estado. Segundo ele, a unidade realiza patrulhamento tático e atua como força de recobrimento das áreas atendidas pelos batalhões. “É uma tropa que está sempre à disposição, não tem horário para começar nem terminar o serviço. São policiais abnegados que cumprem a missão de forma incansável”, disse. Ele comparou a atuação da Rotam no interior ao trabalho de unidades especiais da capital, como o Batalhão de Choque e a Rone, destacando que, mesmo com estruturas diferentes, o serviço prestado é igualmente relevante.

Sobre a homenagem recebida, o coronel disse se sentir honrado e destacou o valor do reconhecimento por parte do Poder Legislativo. “As críticas sempre vêm, mas o reconhecimento é raro. E, quando vem, deve ser valorizado”, afirmou, agradecendo ao deputado Ricardo Arruda pela proposição. Representando cerca de 200 policiais do batalhão e 20 da Rotam, ele frisou que esse tipo de iniciativa serve como incentivo à tropa. O coronel também exaltou a parceria com o Disque Denúncia 181, incentivando a população a utilizar o canal. “Acreditamos muito na denúncia. A comunidade também é responsável pela segurança pública, e a Rotam trabalha com esses dados para agir com mais efetividade na repressão ao crime”, completou.

Além das instituições, profissionais que atuam diretamente na área da segurança pública também foram homenageados pela Assembleia. São eles: subtenente Sidnei da Silva; 1º sargento Sidnei Luis Justi; 1º sargento Ester Bardanca; sargento Joelma Viana; sargento Kleber Carvalho; sargento Silvio Kzam; cabo Alan Ferrarini; soldado Maicon Grein; policiais João Batista de Souza e Roberto Luiz Lissa; servidores Manuela Estefanuto e Maila Rossa; tenente Hélio Martins Filho; cabo Vinicius Bergstron; soldado Edson Ribeiro e policial Rosângela Aparecida Santos.

 

Texto e foto: Alep

Acesse nosso canal no WhatsApp