RESULT

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem mandados em São Paulo e mais quatro estados

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Polícia Federal realiza nesta manhã de quarta-feira (14) a segunda fase da Operação Compliance Zero para investigar, novamente, o Banco Master do empresário Daniel Vorcaro

Segundo a investigação, agentes federais realizam buscas em endereços ligados a Vorcaro, a familiares e a empresários apontados como suspeitos de envolvimento no esquema. As ordens judiciais são cumpridas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Também são alvos desta etapa João Carlos Mansur, ex-dono da gestora Reag, investigada no caso Master e suspeita de ligação com o crime organizado, além do empresário Nelson Tanure. A atuação de fundos de investimento que teriam sido utilizados para inflar artificialmente o patrimônio do Banco Master é um dos principais focos da nova ofensiva da Polícia Federal.

Conforme já revelado pela imprensa nacional, o Banco Central identificou ao menos seis fundos de investimento considerados suspeitos de integrar o esquema de fraude atribuído a Vorcaro. A apuração aponta que carteiras falsas de crédito teriam sido criadas para inflar o valor da instituição financeira, posteriormente negociada com o Banco de Brasília (BRB).

Daniel Vorcaro foi preso em novembro de 2025, quando, segundo a Polícia Federal, tentava deixar o país. Desde então, responde às acusações sob prisão domiciliar. Em nota, a defesa do ex-banqueiro afirmou que tem colaborado integralmente com as autoridades e que todas as determinações judiciais estão sendo cumpridas. Os advogados informaram ainda que não tiveram acesso completo aos autos, mas destacaram que Vorcaro permanece à disposição para prestar esclarecimentos.

Nelson Tanure, por sua vez, é conhecido no mercado financeiro por investir em empresas em dificuldades, com o objetivo de reestruturá-las e revendê-las posteriormente. Entre seus investimentos estão companhias como Prio, Gafisa e o Grupo Dia, além de ter apresentado, no ano passado, uma oferta pela Braskem. A defesa do empresário ainda não se manifestou.

Acesse nosso canal no WhatsApp