pref santa tereza Setembro 2025

PM do Rio prende segurança do chefe do Terceiro Comando Puro

Hueverton Ferreira da Silva, conhecido como Jacó, era um dos principais integrantes da facção chefiada por Peixão e foi capturado após alerta de reconhecimento facial no Recreio

PM do Rio prende segurança do chefe do Terceiro Comando Puro Créditos: Reprodução Internet

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) prendeu no último domingo (2) Hueverton Ferreira da Silva, de 30 anos, conhecido como Jacó, apontado como um dos principais traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) e segurança pessoal de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, líder da facção criminosa.

A prisão ocorreu após o sistema de reconhecimento facial identificar um foragido da Justiça na região do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. Policiais militares que realizavam patrulhamento localizaram Jacó e confirmaram sua identidade, efetuando a captura.

Segurança do chefe do TCP

De acordo com as investigações, Jacó era responsável pela segurança armada de Peixão e exercia funções de confiança dentro da estrutura do TCP. Ele era procurado por organização criminosa, tráfico de drogas e extorsão.

O criminoso também é suspeito de um episódio ocorrido em 2022, quando teria rendido uma equipe do Samu para fugir de uma operação policial no Complexo de Israel, conjunto de favelas na zona norte do Rio. Segundo a PM, ele acionou uma ambulância, rendeu a enfermeira e o motorista, e os obrigou a retirá-lo do local.

Após a prisão, o suspeito foi levado para a 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca) e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional.

A captura de Jacó é considerada um golpe significativo contra o Terceiro Comando Puro, uma das principais facções do tráfico de drogas do Rio de Janeiro, que disputa territórios com o Comando Vermelho em diversas comunidades da capital fluminense.

Acesse nosso canal no WhatsApp