Pesquisa Datafolha: 39% dos brasileiros se dizem petistas e 37% são bolsonaristas

O número de eleitores que se dizem neutros é de 18%, enquanto 5% afirmaram não apoiar nenhum dos dois polos

Por Da Redação

Pesquisa Datafolha: 39% dos brasileiros se dizem petistas e 37% são bolsonaristas Créditos: Ricardo Stuckert e Marcos Corrêa

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8) revelou um quadro de polarização consolidada no cenário político brasileiro. Segundo o levantamento, 39% dos eleitores se identificam como petistas, enquanto 37% se consideram bolsonaristas. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando um empate técnico entre os dois grupos.

O número de eleitores que se dizem neutros é de 18%, enquanto 5% afirmaram não apoiar nenhum dos dois polos e 1% não soube responder. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 130 municípios, entre os dias 29 e 30 de julho.

Essa é a primeira vez, desde o início da série histórica do Datafolha em dezembro de 2022, que as duas principais forças políticas do país aparecem empatadas nas intenções de apoio. Na pesquisa anterior, de junho, ambos os grupos somavam 35%. Ou seja, houve um leve crescimento na identificação tanto com o PT quanto com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos dois anos, a vantagem do grupo petista oscilou, com picos de diferença em março de 2023 e março de 2024. No restante do período, a distância entre os dois segmentos variou entre seis e oito pontos percentuais, até se estreitar no levantamento anterior e atingir o empate atual.

Outro dado relevante da pesquisa aponta para o avanço da polarização. O percentual da população que se identifica com um dos dois campos políticos subiu de 70% em junho para 76% em julho. Ou seja, apenas cerca de um quarto dos brasileiros não se alinha diretamente a Lula ou Bolsonaro.

O levantamento foi feito antes da decretação de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na ocasião, o ex-presidente já havia sido submetido ao uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas.

Além do perfil político dos eleitores, o Datafolha avaliou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permanece em níveis mais baixos do que em seus mandatos anteriores. O petista tem 40% de reprovação e 29% de aprovação, segundo os dados mais recentes, em um cenário considerado estável.

 

*Com informações de G1

Acesse nosso canal no WhatsApp