RESULT

Pesquisa aponta maioria da população favorável à condenação de Bolsonaro e contrária à anistia

Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados entendem que houve tentativa de golpe e 54% aprovam a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal

Por Da Redação

Pesquisa aponta maioria da população favorável à condenação de Bolsonaro e contrária à anistia Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a maioria dos brasileiros acredita que houve tentativa de golpe de Estado no país e concorda com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados entendem que houve tentativa de golpe e 54% aprovam a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 11 de setembro condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por participação na trama golpista, além de outros sete réus.

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre 12 e 15 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Para 38% dos entrevistados, não houve tentativa de golpe, e 34% não acreditam na participação do ex-presidente.

O levantamento também abordou a proposta de anistia aos condenados. No total, 41% se dizem contrários, 36% apoiam a anistia a todos os envolvidos, incluindo Bolsonaro, e 10% defendem a medida apenas para os participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados em Brasília. As opiniões variam conforme a região: no Nordeste, 44% são contra, enquanto no Sul 42% defendem a anistia geral.

Outro ponto investigado foi a percepção sobre o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal. A maioria (52%) é contra seu impeachment, enquanto 36% defendem a medida.

A Quaest também mediu a aprovação do governo Lula. Em um ano, os índices caíram de 60% (agosto de 2023) para 46% neste mês, enquanto a desaprovação subiu de 35% para 51%. A maior aprovação se concentra no Nordeste (60%), enquanto a maior rejeição aparece no Sul (60%). O recorte por escolaridade mostra queda nos índices de aprovação à medida que aumenta o nível de instrução.

Acesse nosso canal no WhatsApp