Parque Nacional do Iguaçu registra a maior visitação anual da história em 2025
Nesta segunda-feira (29), o abrigo das Cataratas do Iguaçu registrou um novo recorde anual, superando os números de 2019, período anterior à pandemia
Por Da Redação
Créditos: Urbia+Cataratas/Eagle Eye Company
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, alcançou um recorde histórico de visitação nesta segunda-feira, 29 de dezembro, ao registrar oficialmente a marca de 2.020.359 visitantes em 2025. O número, contabilizado pela Urbia+Cataratas, gestora da visitação turística na unidade, representa a maior movimentação desde 2019 e consolida o parque como um dos destinos naturais mais procurados do planeta.
A entrada de Evelyne Crivelari Seabra, de Curitiba (PR), foi comemorada com alegria pela equipe do parque, que programou atividades especiais e música ao vivo para registrar a quebra do recorde. “Já tínhamos programado vir pra ver as Cataratas com volume cheio e trazer a família pra conhecer, e foi muito impactante ter essa surpresa. Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência que todo brasileiro tem que ter. É indescritível estar aqui, ver tudo isso de perto, porque pelas telas não temos ideia da grandiosidade que é isso aqui. É um exemplo do que o Brasil tem para oferecer para todo mundo”, conta a visitante.
Para tornar o dia ainda mais especial, Evelyne e a família, que veio de São Paulo, receberam uma experiência completa na unidade, incluindo almoço nos restaurantes do parque, camisetas e produtos oficiais, passeio de bicicleta do Bike Iguaçu, Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, bem como a aventura com o Bike Poço Preto, além dos passeios de barco do Macuco Safari e de helicóptero com a Helisul.
Segundo o CEO da Urbia+Cataratas, Mario Macedo Junior, o recorde de 2025 representa um marco para o turismo brasileiro e um motivo de orgulho para Foz do Iguaçu e os municípios do entorno. “O resultado demonstra a força da natureza como ativo econômico e social e confirma o sucesso do modelo de gestão do parque. Esse número reflete a relevância do Parque Nacional do Iguaçu como um dos destinos mais desejados do mundo. É uma conquista que nos motiva a seguir inovando e oferecendo experiências únicas, que trazem um turismo de permanência e beneficiam toda a região”, destaca.
Assim como em anos anteriores, o perfil da visitação demonstra a diversidade de origens. Em 2025, brasileiros representaram cerca de 55% do público total, enquanto estrangeiros corresponderam a 45%, de mais de 200 nacionalidades, reforçando a vocação internacional da Maravilha Mundial da Natureza.
Alta temporada com atendimento ampliado — Com o período de férias, o Parque Nacional do Iguaçu opera em horário ampliado. Até 31 de janeiro, a unidade estará aberta das 8h às 16h. A ampliação garante mais tempo e conforto para que os visitantes possam aproveitar todas as experiências disponíveis.
Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial, no qual também é possível reagendar a visita em caso de necessidade. Passeios especiais, como Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, possuem vagas limitadas.
Três anos de gestão — O novo recorde foi conquistado no mesmo mês em que a Urbia+Cataratas completa três anos na gestão da visitação turística no Patrimônio Mundial Natural, um dos destinos mais importantes do Brasil. Nesses 36 meses, os investimentos foram voltados a tornar o local mais imersivo e diverso, e a proporcionar outras experiências além das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, aumentando a permanência do visitante na região.
Além dos investimentos no parque — os quais, indiretamente, também beneficiam o entorno —, a concessionária prioriza os fornecedores da região. Cerca de 74% de todas as compras realizadas para operação, manutenção, alimentação e varejo são feitas de produtores e prestadores de serviços dos 14 municípios lindeiros, fortalecendo pequenos negócios, gerando empregos e impulsionando a economia local com distribuição direta de renda. Esse modelo de integração econômica rendeu à Urbia+Cataratas o segundo lugar no maior Prêmio ESG do Brasil, em 2025, reconhecendo o Parque Nacional do Iguaçu como indutor de desenvolvimento regional.
Confira o top 10 de principais nacionalidade dos visitantes do parque neste ano:
Brasil: 1.112.108;
Argentina: 391.039;
Paraguai: 68.105;
Estados Unidos: 61.957;
Alemanha: 36.985;
França: 31.535;
Espanha: 29.388;
China: 21.119;
Peru: 19.308;
Chile: 18.486.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem sua visitação turística gerida pela Urbia+Cataratas. O destino é referência internacional em turismo sustentável e foi eleito, pelo Tripadvisor Travelers’ Choice Best of the Best 2025, a principal atração turística do Brasil e da América Latina.
Serviço — alta temporada no Parque Nacional do Iguaçu
Até 31 de janeiro de 2026
Funcionamento das 8h às 16h
Ingressos antecipados: https://cataratasdoiguacu.com.br/
