GCAST

Paranaense: G-8 já está bem encaminhado

Cascavel completa seis jogos de invencibilidade e está perto de garantir a vaga

Por Luciano Neves

Paranaense: G-8 já está bem encaminhado Créditos: Carlos Chiossi/Movimento e Foco

O Campeonato Paranaense teve a realização da sétima rodada no último fim de semana. Agora, restam apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase. E, pelo que tudo indica, os oito primeiros colocados na tabela vão avançar para as quartas de final. Ou seja, isso significa que o G-8 do Estadual já está bem encaminhado. No entanto, pela proximidade entre o líder e o oitavo colocado, as posições na tabela devem se alterar. O primeiro colocado é o Operário de Ponta Grossa, que foi aos 14 pontos com a vitória fora de casa sobre o Azuriz por 2 a 0. O Fantasma é seguido de perto por Cianorte, vice-líder com treze, Londrina, que começou a rodada passada na ponta, mas caiu para o terceiro lugar, também com treze, Maringã, Azuriz e Athletico-PR têm doze, o Cascavel também tem doze pontos conquistados, mas a Federação Paranaense de Futebol (FPF) atualizou a tabela e deixou o time com onze, sem considerar o jogo contra o Paraná Clube, que ocorreu na rodada passada, mas está sub judice. E o Coritiba fecha o G-8 com dez pontos. Aliás, o Coxa é o mais ameaçado para não avançar na competição. Na parte de baixo da tabela estão Rio Branco e Paraná Clube, ambos com seis, e Andraus e Independente São Joseense com quatro pontos. No fim de semana, Gralha e Independente comemoraram a primeira vitória na competição. O Paraná sob o comando de Tcheco saiu na zona do rebaixamento e quer continuar subindo na tabela. Nesta terça-feira (04), abre a oitava rodada e recebe o Maringá, às 20 horas, na Vila Capanema. Já o Independente segue na zona da degola e agora tem companhia do Andraus, que é o próximo adversário do Cascavel.

A Serpente Aurinegra chegou a seis jogos de invencibilidade no Paranaense. No sábado, derrotou o Maringá por 2 a 0, no Olímpico. O time tem três vitórias, três empates e apenas uma derrota na competição. E tem a mesma campanha que o Furacão, porém, perde no saldo de gols. O Cascavel pode garantir a classificação nesta rodada, quando volta a jogar em casa e recebe o Andraus, nesta quarta-feira (05), no Olímpico.

 

Robinho

Robinho segue fazendo história com a camisa do Cascavel. O número 20, que tem sido titular absoluto e capitão da equipe, ampliou a própria marca no clube. No jogo contra o Maringá, ele chegou a 33 gols com a camisa aurinegra. Ou seja, é de longe, o maior artilheiro da história do clube. E ele costuma balançar as redes contra o Maringá. Em 2021, quando teve o seu melhor ano no quesito gols e marcou 14 vezes, ele havia feito três diante do Dogão. Contra o Maringá, pela sétima rodada do Paranaense, Robinho um gol pouco comum. Ele teve o recorde de bola na rede marcando de falta, de pênalti de arremates de fora da área. Mas ele se recordou quando havia feito pela última vez de cabeça. O Cascavel tem seis gols no Paranaense. Robinho foi o autor de 33% dos gols da equipe de Silvinho no campeonato. Os outros dois foram de Josiel, do lateral Paulo Vitor e um contra. Aliás, este foi o segundo da vitória por 2 a 0 sobre o Maringá. Josiel estava no lance e até comemorou como se o gol fosse dele. Mas o zagueiro Tito desviou para as próprias redes.

E o Cascavel de Silvinho Canuto se notabilizou como o melhor mandante do Paranaense até agora. Em quatro jogos, foram três vitórias e um empate. Dos doze pontos somados, dez foram no Olímpico, um aproveitamento de 83,3% dentro de casa. O Athletico também está invicto como mandante. Porém, em quatro jogos teve duas vitórias e dois empates.

 

Créditos: Luciano Neves