Para colocar o corpo em movimento, Museu Paranaense promove oficinas gratuitas
Oficinas para colocar o corpo em movimento a partir de diferentes linguagens estão previstas para acontecer nos meses de junho e julho, dentro do projeto do Programa Público do Museu Paranaense (MUPA).
Oficinas gratuitas para colocar o corpo em movimento a partir de diferentes linguagens estão previstas para acontecer nos meses de junho e julho, dentro da programação do Programa Público do Museu Paranaense (MUPA).
No próximo domingo (30), às 14h, a oficina de acrobacia “Levante” convida pessoas do nível iniciante ao avançado a explorar as potencialidades do corpo por meio de diversas modalidades da acrobacia de solo. Ela será ministrada pelo artista, educador corporal e acrobata Jovani Almeida.
A partir de julho, a oficina “Arvorando” acontecerá ao longo de todo o mês, sempre às terças-feiras. Seguindo uma proposta afro-orientada de estudos do corpo, esta atividade será mediada pela artista da dança, professora, pesquisadora Priscilla Pontes. Saiba mais sobre as atividades abaixo:
Acrobacia
Na oficina "Levante" o público vai explorar o corpo por meio da acrobacia de solo, como saltos, rolamentos, inversões e equilíbrio. Evocando técnicas da ginástica artística, capoeira, dança e arte circense, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre si e sobre as formas de expressão de seus próprios corpos. Poderão também estabelecer diálogos e criações conjuntas com os demais, sempre respeitando o nível técnico de cada um, do iniciante ao avançado.
Jovani Almeida é artista, educador corporal e arte educador, artesão, acrobata e capoeirista, além de desenvolver projetos sociais diversos na área do circo. Com ampla formação e experiência nos campos circense, artístico e pedagógico, integra o coletivo “Um Café da Manhã”, com o qual, dentre outros projetos, estreou em 2022 o filme-espetáculo "Colibri". Em 2024, também fez parte do espetáculo "Eranko" junto à Cia Circo de Ébanos. A oficina tem duração de duas horas e disponibilidade de 30 vagas.
Data: domingo (30), às 14h. Inscrições através do formulário eletrônico, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXsdJOTxLbaYEgRJuVu8jCuDcEos3o-iNRxzkuYDjW7kvxLw/viewform.
Dança
A oficina “Arvorando” é uma proposição afro-orientada de estudos do corpo e do movimento que tem como objetivo o cultivo de consciência, expressão corporal e enraizamento da presença, seja na cena ou no mundo. As práticas envolvem vivências coreográficas, rítmicas e jogos de improvisação elaborados a partir de princípios presentes em distintas danças da diáspora africana no Brasil. A proposta se baseia em uma compreensão de dança como tecnologia ancestral e meio de estabelecer e nutrir conexões mais profundas com os chãos que habitamos, a começar pelos espaços do corpo. Ao longo dos encontros também haverá exposição de ideias e bate-papo acerca de conceitos como afro-orientação, território, memória, experiência vivida, dentre outros temas.
Priscilla Pontes é natural de São Paulo e reside em Curitiba desde a infância. Artista de dança, professora, pesquisadora do movimento com ênfase em danças afro-diaspóricas. Idealizadora dos projetos "Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas"; "Arvorando" e "Arvorô", distintamente ligados ao cultivo de saberes e memórias das danças negras na cidade de Curitiba. Bacharela e licenciada em Dança pela FAP/Unespar, especialista em Estudos Contemporâneos em Dança, mestra em Dança pelo PPGDança da UFBA. Desde 2023 atua como preparadora corporal da CIA de Teatro da UFPR.
A oficina tem duração de 1h40 e disponibilidade de 20 vagas. Datas: todas as terças-feiras de julho, dias 2, 9, 16, 23 e 30, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição prévia. Os interessados devem retirar os ingressos para a oficina na entrada do museu, distribuídos uma hora antes do evento a cada semana.
Programa Público
O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.
Serviço:
Fique por dentro de toda a agenda do Programa Público do MUPA através do site:www.museuparanaense.pr.gov.br, ou acessando o Instagram oficial do museu: @museuparanaense.
O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, São Francisco, em Curitiba. Entrada gratuita.
Créditos: AEN