Os números do Cascavel Futsal na temporada
Depois de cair nas oitavas da Liga no ano passado, Serpente Tricolor volta para as quartas de final
Por Luciano Neves

O Cascavel Futsal foi semifinalista da Liga Nacional por três vezes seguidas entre 2021 e 2023. Depois de ter chegado nas semifinais pela primeira vez, em 2021, foi campeão. Na sequência, foi eliminado da Liga nesta fase da competição pelo Atlântico de Erechim. No passado, a trajetória na competição terminou nas oitavas de final no clássico paranaense diante do Pato Futsal. Agora, a Serpente Tricolor vivenciou outro clássico estadual nas oitavas. E conseguiu passar pelo Marreco de Francisco Beltrão. Sendo assim, chegou nas quartas de final da Liga Nacional pela sétima vez.
A vitória por 1 a 0 sobre o Marreco ampliou o retrospecto positivo do Cascavel Futsal nesse clássico. A Serpente Tricolor nunca foi derrotada pelo representante de Francisco Beltrão em jogos da Liga. Agora, são treze confrontos com sete vitórias cascavelenses e seis empates. E também ampliou o histórico recente sobre esse adversário. O Cascavel Futsal não perde para o Marreco desde o dia 14 de abril de 2022. Na ocasião, o Marreco venceu por 3 a 2, num jogo do Paranaense da Série Ouro. Agora, são nove confrontos sem derrota para o Marreco. Mas ambos fazem mais dois confrontos esta semana e duelam por uma vaga nas semifinais da Série Ouro. Os dois times voltam a se enfrentar no ginásio da Neva nesta quarta (22), às 19h30, no jogo de ida. A partida de volta será no próximo sábado (25), no Arrudão, em Francisco Beltrão.
Contra o Marreco, pelas oitavas da Liga, o Cascavel Futsal chegou ao seu 42º jogo oficial na temporada. São 23 vitórias, onze empates e apenas oito derrotas, um aproveitamento de 63,4%. Na Liga, o time de Deividy Hadson chegou a 25 partidas com doze vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas. Na competição nacional, duas situações se destacam: um bom desempenho ofensivo e a força defensiva. Contra o Marreco, o Cascavel Futsal chegou a 76 gols. Ou seja, é dono do quarto melhor ataque da competição. Só marcou menos que o Atlântico de Erechim, Magnus e Jaraguá. Aliás, a definição do adversário do Cascavel Futsal irá ocorrer na noite desta segunda-feira (29). Ele sairá do confronto entre Atlântico e Umuarama, que jogam às 20 horas. No jogo de ida, o Atlântico venceu por 3 a 1, em Umuarama, e joga pelo empate. No quesito gols sofridos, o Cascavel Futsal é dono da oitava melhor defesa. O time foi vazado 45 vezes.
Ainda falando de bola na rede, alguns atletas se destacam neste quesito na temporada. Carlão é principal goleador da equipe na temporada com 21 gols. Destes, treze foram marcados na Liga Nacional. Com isso, o capitão é o goleador do time na competição. Mas Lucão marcou o gol da classificação na vitória por 1 a 0. Com isso, ele chegou a doze na Liga e a 17 na temporada. Logo, é o vice-artilheiro do time. Apesar de ter marcado o gol da vitória no último sábado, Lucão destacou a entrega de toda a equipe na vitória sobre o Marreco. “O gol garantiu a nossa classificação, mas o mérito maior é do grupo. E se não fosse todo mundo se ajudar a gente não sairia vitorioso”, disse Lucão.
Quartas
Pato Futsal e Foz Cataratas foram outros dois paranaenses que se despediram da Liga Nacional nas oitavas de final. O Pato vivenciou um clássico estadual contra o Campo Mourão. Aliás, um duelo cheio de equilíbrio que não teve vencedor. No jogo de ida, em Pato Branco, os dois times empataram em 2 a 2. E na partida de volta, no último domingo, novo empate por esse marcador. Sendo assim, o confronto foi para a prorrogação e o Campo Mourão avançou com um novo empate em 1 a 1. O Campo Mourão irá enfrentar o Praia Clube na próxima fase. O time mineiro despachou o Foz Cataratas. Venceu o jogo de volta em Uberlândia por 3 a 1 e depois se garantiu nas quartas com um empate em 1 a 1. Desse modo, o Cascavel Futsal só pode cruzar com o Campo Mourão no mata-mata da Liga numa eventual decisão entre eles. Isso porque o Campo Mourão está do outro lado do chaveamento.
Créditos: Luciano Neves
