Ponto 14

Os brutos da Fórmula Truck estão de volta

Temporada da Fórmula Truck inicia neste domingo, no Autódromo de Interlagos e Pedro Muffato busca o bicampeonato

Por Luciano Neves

Os brutos da Fórmula Truck estão de volta Créditos: Tiago Guedes

Os primeiros motores a roncar no automobilismo brasileiro em 2025 são dos brutos da Fórmula Truck. A temporada será aberta neste domingo (16) com a prova que será realizada em Interlagos. A categoria inicia com a expectativa de que seja a melhor temporada de todos os tempos. Todos os pilotos que se classificaram entre os dez primeiros lugares do campeonato do ano passado estarão no grid. Entre eles, os dois últimos campeões da categoria GT Truck (caminhões eletrônicos): o gaúcho Rafael Fleck, que faturou o título na temporada passada, e o experiente Pedro Muffato. Aos 84 anos, Muffato confirmou a presença para mais uma temporada completa na Truck. Em 2023, ele comemorou o título da categoria. Já no ano passado, ficou com o vice. Para 2025, a equipe de Muffato montou um caminhão novo, que foi testado essa semana, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, antes da corrida de Interlagos. Porém, Pedro Muffato disse que ainda serão necessários ajustes no novo bruto. Mas ele espera fazer uma boa pontuação na primeira corrida do ano. “Espero pontuar para que possamos fazer uma temporada regular. Diferente do que ocorreu no ano passado, quando não pontuei em duas corridas e os pontos fizeram falta lá na frente no fechamento do campeonato”, disse ele.

O timaço dos pilotos que andaram na frente no ano passado tem ainda o catarinense Tulio Bendo, Alex de Andrade Vieira, de Santos-SP, Everton Fontanella, de Criciúma, Jorge Mauricio Ribeiro, de Pelotas-RS, Álvaro Bendo, também de Ermo, Santa Catarina, o cascavelense Edivan Monteiro, Alisson Nurnberg, de Foz do Iguaçu-PR, e Ramiris Fontanella, de Lauro Muller-SC.

Muffato adianta que por estar desenvolvendo um novo caminhão, ainda é cedo para falar de suas perspectivas para a temporada, mas espera um início de ano sereno. A prova em Interlagos servirá como termômetro para o desenvolvimento do equipamento. “Torço por uma temporada tranquila. Nessa etapa, queremos sentir a real performance do caminhão e dos outros competidores para ver onde podemos evoluir”, afirmou o mais experiente piloto da categoria.

 

Em Cascavel

Como ocorreu nas temporadas anteriores, Cascavel irá receber duas etapas da Fórmula Truck. A primeira delas será no dia 18 de maio, a quarta do calendário. Depois, a categoria será concluída no dia 7 de dezembro, novamente em Cascavel. Ou seja, mais uma vez, o campeão será definido na pista do Autódromo Internacional Zilmar Beux. Em 2023, Muffato fez a festa de campeão em casa. Já em 2024, Fleck até tinha a possibilidade de ser campeão na etapa anterior em seu estado de origem. Porém, só pôde consumar o primeiro título na etapa que ocorreu no dia 1º de dezembro do ano passado.

A Fórmula Truck 2025 terá promoção e organização da GT Truck Eventos, supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

 

Créditos: Luciano Neves