RESULT

Oposição cobra explicações de ministros de Lula sobre suposto financiamento de campanhas pela Venezuela

Deputados pedem esclarecimentos sobre denúncias de que o regime venezuelano teria usado recursos ilícitos para apoiar partidos de esquerda na América Latina.

Oposição cobra explicações de ministros de Lula sobre suposto financiamento de campanhas pela Venezuela Créditos: Agência Câmara/Divulgação

A oposição na Câmara dos Deputados pressiona o governo federal a se manifestar sobre as denúncias de que a Venezuela teria financiado campanhas eleitorais de partidos de esquerda na América Latina, incluindo o Brasil, por meio de recursos de origem ilícita. O caso também motivou pedidos para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) abra uma investigação formal.

As solicitações foram apresentadas pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que protocolou dois requerimentos na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. Os pedidos são direcionados ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que devem prestar esclarecimentos sobre o envolvimento de autoridades brasileiras nas denúncias.

LEIA TAMBÉM NA EDITORIA PÚBLICO

Beneficiários com NIS final 4 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

•Lula inicia visita de Estado à Indonésia para reforçar parcerias e ampliar comércio com o Sudeste Asiático

Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026

No documento enviado a Lewandowski, Gayer solicita informações sobre a existência de eventuais investigações em curso, cooperação jurídica internacional ou medidas preventivas relacionadas ao suposto esquema de financiamento. O parlamentar também pede que o ministério recomende à Polícia Federal a adoção de medidas investigativas para apurar se há ramificações do caso em território nacional.

Itamaraty também é cobrado

Ao chanceler Mauro Vieira, o deputado solicita o envio de comunicações oficiais de governos estrangeiros que tratem do chamado caso Hugo Carvajal, além de cópias de notas diplomáticas e relatórios internos sobre o tema. O pedido também inclui informações sobre uma possível solicitação formal do governo brasileiro à Espanha e aos Estados Unidos, países que possuem documentos e depoimentos ligados à denúncia.

“O governo precisa esclarecer se acompanha o caso e quais medidas estão sendo tomadas para garantir que o Brasil não seja citado entre os beneficiários desse tipo de operação ilícita”, escreveu Gayer no requerimento.

Pedido de investigação à PGR

Além das solicitações enviadas aos ministérios, o deputado do PL encaminhou um requerimento à Procuradoria-Geral da República, pedindo que o procurador-geral Paulo Gonet determine a abertura de uma investigação.

Segundo Gayer, mesmo que as informações ainda dependam de comprovação, a gravidade das acusações e o potencial impacto político justificam a atuação imediata do órgão. “Caso haja qualquer ligação com pessoas físicas, jurídicas ou instituições nacionais, é fundamental que a PGR se manifeste e investigue”, argumentou o parlamentar.

Denúncias internacionais

As acusações tiveram origem em declarações do ex-chefe da inteligência venezuelana, Hugo “El Pollo” Carvajal, que afirmou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que o regime de Nicolás Maduro utilizou “dinheiro sujo” para financiar campanhas de grupos e partidos aliados na América Latina.

Na segunda-feira (21), o ex-secretário assistente para o Financiamento do Terrorismo do Departamento do Tesouro dos EUA, Marshall Billingslea, reforçou as alegações durante uma audiência do Comitê do Senado sobre Controle Internacional de Narcóticos. Segundo ele, o governo venezuelano manteve uma rede de apoio político e financeiro para fortalecer lideranças simpáticas ao chavismo em outros países.

As denúncias agora ganham repercussão no Brasil e podem abrir uma nova frente de tensão entre o governo Lula e a oposição no Congresso, que promete insistir em audiências públicas e requerimentos formais até que os ministros se pronunciem oficialmente.

Acesse nosso canal no WhatsApp