GCAST

O que ainda está em jogo no Brasileirão?

Edição de 2025 será concluída neste domingo com os nove jogos da última rodada

Por Luciano Neves

O que ainda está em jogo no Brasileirão? Créditos: Ricardo Duarte

O Campeonato Brasileiro de 2025 termina neste domingo (07). Serão nove jogos realizados pela 38ª rodada e as principais emoções ficarão na parte de baixo da tabela, já que são cinco equipes na luta contra o rebaixamento. No topo da tabela, o Flamengo, campeão por antecipação, já encerrou a campanha no Brasileirão. E outras seis equipes estão classificadas para a Libertadores da América.

 

Drama colorado

O Internacional fará o seu último jogo do ano no Beira-Rio, às 16 horas, contra o Bragantino. O Colorado entrou na zona do rebaixamento depois da 36ª rodada ao ser goleado pelo Vasco. Para piorar, a derrota por 3 a 0 para o São Paulo na última quarta-feira empurrou o clube ainda mais para baixo. O Inter é o 18º com 41 pontos e, além de uma vitória sobre o Massa Bruta, depende de uma combinação de resultados para evitar a segunda queda da história.

Por exemplo, necessita que o Vitória não vença o São Paulo, às 16 horas, no Barradão, e que um dos dois cearenses seja derrotado. O Ceará joga em casa contra o vice-campeão Palmeiras. E o Fortaleza visita o Botafogo. Para simplificar, o Inter precisa vencer e torcer para que dois concorrentes diretos sejam derrotados.

Segundo pesquisas feitas pela UFMG, o time tem 77,6% de chances de jogar a Série B na próxima temporada. Apesar de ter fechado com o ídolo Abel Braga para comandar as últimas rodadas, o Internacional tem uma missão muito difícil. O Colorado venceu apenas um dos seus últimos nove compromissos no Brasileirão.

O Sport e o Juventude já estão confirmados, mas quatro times seguem na briga contra o rebaixamento, além do Internacional. Vitória, Fortaleza, Ceará e Santos ainda têm chances matemáticas de cair. O Vitória entra na rodada na zona do rebaixamento com 42 pontos. Precisa vencer o São Paulo e torcer para que um dos cearenses seja derrotado.

Ceará e Fortaleza têm 43 pontos e só dependem se si para a queda. Mas dos dois é o Leão do Pici que terá o jogo, em tese mais complicado. O Ceará joga em casa contra o Palmeiras, que já garantiu o vice-campeonato. Ou seja, o Verdão já é o segundo colocado independente do placar deste jogo. Mas o Fortaleza terá pela frente o Botafogo, que ainda luta por vaga na fase de grupos da próxima Libertadores. O confronto entre Fogão e Fortaleza será no Nilton Santos, às 16 horas.

 

Santos

O Santos se afastou da zona do rebaixamento com a vitória por 3 a 0 sobre o Juventude no meio de semana. O risco de queda existe, mas ficou bem pequeno. Só uma tragédia rebaixaria o Santos, já que ele tem 44 pontos. Só cai se perder para o Cruzeiro na Vila Belmiro, às 16 horas, e que Vitória, Ceará e Fortaleza vençam seus jogos. Um empate pode ser suficiente para se manter na elite. Mas o Peixe quer a vitória, já que pode se garantir na próxima Sul-Americana.

 

Libertadores

Como o Flamengo venceu a Libertadores da América este ano, o G-6 virou um G-7. E outros seis clubes garantiram a classificação para a próxima Libertadores. No entanto, há uma disputa dentro desse G-7, já que ainda estão em jogo as vagas diretas na fase de grupos. Além do Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol ficaram com quatro dessas vagas diretas. Hoje, o Fluminense é o quinto colocado com 61 pontos e faz um confronto direto com o Bahia, às 16 horas, no Maracanã. O Tricolor de Aço aparece no sexto lugar com 60 pontos. O vencedor deste confronto fica com a última vaga no G-5 e o perdedor vai para a fase prévia da Libertadores. O Botafogo tem o confronto contra o Fortaleza e também tem 60 pontos, no sétimo lugar. E uma vitória rende um lugar no G-5. Mas, para isso, o Fogão depende que o jogo entre Fluminense e Bahia.

 

G-8

Vale lembrar que Fluminense e Cruzeiro são semifinalistas da Copa do Brasil. Se um deles for campeão, o G-7 vira G-8 e será aberta mais uma vaga brasileira na Libertadores. O São Paulo, que vem de uma boa vitória sobre o Inter, está interessado nesse oitavo lugar. Para confirmar essa posição, basta um empate contra o Vitória.

O Bragantino também tem a possibilidade de ser oitavo colocado. Para isso, precisa vencer o Internacional e torcer para o São Paulo ser derrotado pelo time baiano.

 

Mais jogos

Algumas partidas terão pouca importância ou peso quase zero na última rodada. É o caso do confronto entre Corinthians e Juventude. O Timão se garantiu na próxima Sul-Americana e só pode ir para a Libertadores se vencer a Copa do Brasil. E o Juventude se despede da elite. Atlético-MG e Vasco têm 45 pontos. Um empate coloca dos dois times na próxima Sul-Americana. O Grêmio também quer se garantir na próxima Sul-Americana. E visita o rebaixado Sport, na Ilha do Retiro.

 

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp