O Brasil na Libertadores da América em 2025
O primeiro brasileiro a entrar em campo na fase de grupos será o Fortaleza, que estreia nesta terça-feira
Por Luciano Neves

O Brasil irá defender a supremacia na Libertadores da América nos últimos anos. De 2019 para cá, quando a competição passou a ter uma final em partida única, apenas representantes do país venceram o torneio. Inclusive, neste período, foram quatro decisões entre clubes brasileiros. A última delas ocorreu no ano passado em que o Botafogo derrotou o Atlético-MG na final lá em Buenos Aires. Com esse desempenho positivo recente na principal competição de clubes do continente, o Brasil encostou na Argentina no número de títulos. Agora, são 24 conquistas brasileiras contra 25 dos hermanos. Ou seja, se um brasileiro vencer a Libertadores em 2025 irá igualar essa marca.
Para isso, o Brasil conta com sete clubes na fase de grupos. Cinco deles já foram campeões continentais: Flamengo, Palmeiras e São Paulo iniciam o torneio na busca pelo tricampeonato. O Internacional venceu a competição duas vezes e busca o bi. O Botafogo venceu a Libertadores em 2024 e defende a taça este ano. Bahia e Fortaleza ainda buscam o primeiro título. O Tricolor de Aço ingressou na fase de grupos depois de ter passado pela fase prévia da competição. O Brasil poderia ter oito clubes na fase de grupos. Mas o Corinthians não conseguiu passar pelo Barcelona de Guayaquil nos mata-matas antes da fase de grupos. E o Fortaleza será o primeiro brasileiro a entrar em campo na fase de grupos.
Leão do Pici
O Fortaleza estreia na fase de grupos nesta terça-feira (1º) e joga em casa contra o Racing da Argentina, às 21h30, no Castelão. O Leão do Pici faz parte do Grupo E, que tem ainda Colo-Colo do Chile e Atlético Bucaramanga da Colômbia. Os outros dois integrantes também se enfrentam nesta terça, pela primeira rodada. O Racing, adversário do Fortaleza, venceu a Copa Sul-Americana no ano passado levanto a melhor sobre o Corinthians nas semifinais e derrotando o Cruzeiro na decisão. O grupo não se desenha dos mais fáceis para o Fortaleza, mas o time de Juan Pablo Vojvoda tem condições de avançar para as oitavas de final.
Mais jogos
A fase de grupos da Libertadores da América será aberta nesta terça com adversários do Botafogo no Grupo A, em campo. O tradicional Estudiantes da Argentina visita o Carabobo, da Venezuela. O Grupo B não tem times do Brasil, mas o Barcelona de Guayaquil, algoz do Timão na fase anterior, faz um duelo de equatorianos contra o Independente del Valle, às 23 horas, no Monumental de Guayaquil. No mesmo horário, o Alianza Lima recebe o Libertad, no Alejandro Villanueva, pelo Grupo D, o mesmo do São Paulo. Mais cedo, pelo Grupo G, às 19 horas, o Cerro Porteño encara o Bolívar, às 19 horas no La Nueva Olla. Esta é a chave do Palmeiras, que estreia na quinta (03).
Créditos: Luciano Neves