Nubank anuncia investimento bilionário e amplia rede de escritórios com novo modelo de trabalho híbrido
Aporte de R$ 2,5 bilhões prevê novos espaços no Brasil e no exterior e acompanha a transição do banco para maior presença presencial dos funcionários
Créditos: Divulgação
A fintech Nubank anunciou um investimento de R$ 2,5 bilhões, ao longo dos próximos cinco anos, para ampliar e descentralizar sua rede de escritórios no Brasil e no exterior. O movimento acompanha a mudança no modelo de trabalho da empresa, que passará a exigir presença presencial de dois dias por semana a partir de julho deste ano, dentro de um regime híbrido.
Segundo a empresa, a estratégia busca aproximar os locais de trabalho das regiões onde os funcionários residem, reduzindo impactos logísticos da transição. Atualmente, a exigência é de uma semana presencial por trimestre. A partir de 2027, a presença no escritório deverá subir para três dias semanais. O CEO global do Nubank, David Vélez, reconheceu que a mudança pode gerar dificuldades para parte dos colaboradores e, por isso, foi estabelecido um período de adaptação de oito meses.
Em São Paulo, o Nubank vai ocupar dois novos prédios no bairro de Pinheiros. Um deles é o Cyrela Corporate, com 35 mil metros quadrados e capacidade para mais de três mil pessoas, previsto para 2027. Antes disso, em abril deste ano, a fintech inaugura no edifício Capote 210 um espaço de inovação com um laboratório de pesquisa para desenvolvimento de produtos. Com os novos endereços, a região passará a concentrar quatro escritórios da empresa.
Também estão previstos novos espaços em Campinas, no complexo Bresco Viracopos, no Rio de Janeiro, no edifício Vista Mauá, e em Belo Horizonte, onde o local ainda está em definição. A empresa afirma que a escolha das cidades busca reter profissionais e atrair novos talentos.
A mudança no modelo de trabalho, no entanto, gerou protestos internos. Funcionários relataram demissões após manifestações contrárias à decisão e divulgaram um manifesto, com apoio do sindicato da categoria, pedindo a reversão do fim do trabalho remoto integral. O Nubank afirma que a alteração faz parte de um “reajuste natural” após o período da pandemia.
Atualmente, a fintech soma 127 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia e conta com cerca de 9.500 funcionários.
