Nova Ponte XIV de Novembro já está 90% concluída e dará fim à espera de anos da comunidade
Estrutura deve ser entregue em setembro e irá beneficiar mais de 25 mil pessoas, dando fim aos alagamentos e garantindo mais mobilidade
Por Gazeta do Paraná

A construção da nova ponte sobre o Rio Quati, na entrada do Bairro XIV de Novembro, está próxima de ser concluída e já alcança 90% de execução. A obra, orçada em R$ 6,7 milhões, vai resolver um gargalo histórico de mobilidade e alagamentos na região sul, beneficiando diariamente mais de 25 mil pessoas entre motoristas, ciclistas e pedestres. Os recursos foram viabilizados por meio do Fonplata.
De acordo com o secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, nesta semana, os serviços estão concentrados na pavimentação e ajustes finais de sinalização. “Até sábado já vamos liberar o trânsito no local. Restarão apenas detalhes como calçadas, pintura e retirada de postes. Nossa previsão é entregar oficialmente a obra no dia 20 de setembro”.
Ele reforça que ainda haverá intervenções importantes durante esta fase, com interdições parciais para as readequações na parte de baixo do viaduto da BR-277. Essa parte do trabalho está programada para acontecer no próximo fim de semana, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança de usuários da via.
A nova ponte, tem 22 metros de largura por 16 metros de extensão, conta com quatro pistas, duas para entrada e duas para saída, além de calçadas acessíveis e sinalização para pedestres. O dimensionamento da estrutura amplia significativamente a vazão do Rio Quati, reduzindo riscos de alagamento em períodos de chuva intensa.
Com a liberação prevista para as próximas semanas, a nova estrutura passa a representar, além de uma solução que irá servir a comunidade por décadas, também um símbolo de avanço para toda a região.
Conquista para a comunidade
Para os moradores, a obra é sinônimo de conquista. O presidente da associação de moradores, Antenor Marcos Matheus, destacou o impacto positivo para a segurança e a valorização do bairro. “É uma grande evolução para o XIV de Novembro. Além da valorização das casas, a ponte vai trazer segurança para motoristas e pedestres. Foi uma luta de muitos anos e hoje estamos sendo atendidos”, disse.
O comerciante e membro da associação, Nei Cordeiro, também comemorou a transformação. “Como morador há 40 anos, posso dizer que é a realização de um sonho. Enfrentávamos problemas de trânsito e inundações, agora temos uma obra de primeira que contempla toda a comunidade”.
Secom
