Nova Ponte do XIV de Novembro avança com içamento das vigas e já está 50% pronta
Obra começa a tomar forma e vai beneficiar mais de 25 mil moradores da região, dando fim aos alagamentos e garantindo mais mobilidade
Por Gazeta do Paraná

A obra da nova ponte do Bairro XIV de Novembro, sobre o Rio Quati, alcançou hoje (23) mais um marco importante com o içamento das 22 vigas que vão sustentar a estrutura. Com 16 metros de comprimento e 15 toneladas cada, as peças começaram a ser instaladas nesta manhã, dando início a uma fase decisiva da obra. Com esse avanço, o projeto já atingiu 50% de execução.
O secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Camilo Rocha Rancy, destaca a relevância da etapa atual. “Hoje é um dia histórico para Cascavel e para os moradores do XIV. Estamos içando as vigas sobre as cabeceiras já concluídas. É uma obra delicada, que exigiu muito cuidado na fundação e agora avança para entrar em fases mais rápidas, como o aterro, por exemplo. Nossa estimativa é concluir tudo em até 120 dias", afirma.
O trabalho de içamento das vigas deve seguir até a próxima terça-feira (27), dependendo do clima. Esta etapa também marca o início de outra fase importante da obra, que inclui a elevação da rua dos dois lados da ponte e a preparação para a pavimentação e finalização da estrutura.
A nova ponte terá 22 metros de largura por 16 metros de extensão. A via também terá quatro pistas (duas para entrada e duas para saída), calçadas acessíveis e sinalização adequada para pedestres. Estima-se que mais de 25 mil pessoas serão beneficiadas diariamente com a nova infraestrutura, entre motoristas, ciclistas e pedestres.
A auxiliar administrativa Terezinha Vanito Urmino, moradora do bairro desde os anos 1960, celebrou mais essa conquista. “Essa ponte é tudo para a gente. Antes, bastava uma chuva para alagar tudo. Agora, vemos uma maravilha acontecendo. É um privilégio para nós, moradores", comemora.
Durante visita técnica ao canteiro de obras, o prefeito Renato Silva também comemorou o avanço e reforçou o compromisso da gestão com obras essenciais para a população. “Quem vive em Cascavel há décadas sabe da importância dessa ponte. E hoje a gente está colocando essas vigas, que são uma tecnologia que muitos nem conhecem, e ela vai dar muita qualidade para essa obra. Por isso, estamos aqui acompanhando de perto, garantindo que o projeto seja entregue com qualidade e dentro do prazo e, se Deus quiser, vamos entregar", afirma.
O vice-prefeito Henrique Mecabô ressalta a importância histórica desse momento para a cidade. “Desde que eu nasci aqui em Cascavel, esse é um problema, e agora estamos dando um passo importante na construção desse sonho: interligar melhor a comunidade do Bairro XIV de Novembro com o restante da cidade. É o fim de um gargalo histórico”, destaca.
O investimento total da obra é de R$ 6,7 milhões. Além de melhorar o fluxo de veículos, a obra vai ampliar significativamente a vazão do Rio Quati, resolvendo também um problema histórico de alagamentos no local. De acordo com o secretário de Obras, as recentes chuvas já testaram e comprovaram a boa capacidade de vazão do novo canal. “Neste período de obras, a estrutura já suportou grandes volumes de água sem nenhum transbordamento. Isso comprova que o dimensionamento da ponte está adequado para enfrentar os desafios climáticos da nossa cidade", afirma Sandro.