Teste

Nova montagem do Grupo Digressão Cênica traz texto de Federico Garcia Lorca ao Auditório da Unioeste Cascavel

A montagem será apresentada nos dias 23 e 24 de novembro, às 20 horas, no auditório da Unioeste Cascavel.

Nova montagem do Grupo Digressão Cênica traz texto de Federico Garcia Lorca ao Auditório da Unioeste Cascavel Créditos: Assessoria

Neste dia 23 de novembro, no auditório da Unioeste Cascavel (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), às 20h, estreia o espetáculo teatral "A Casa de Bernarda Alba", texto do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, morto pelo regime fascista de seu país, será apresentado pelo grupo Digressão Cênica . O texto, que será reapresentado no dia seguinte, compõe a chamada trilogia dramática da terra espanhola, que também contém os textos "Yerma" e "Bodas de Sangue". Lorca foi assassinado em 19 de agosto de 1936. A montagem do Grupo Digressão Cênica sobre o texto "A Casa de Bernarda Alba" busca resgatar o clima de tensão e revolta contido na obra de Lorca, com uma interpretação que mistura realismo com pitadas surrealistas. 

O texto, integrante da trilogia de Lorca, é o último trabalho produzido pelo dramaturgo, sendo finalizado 30 dias antes de sua morte. Em “A Casa de Bernarda Alba”, Lorca usa do simbolismo para contar a história de Bernarda e suas filhas, que passam a viver isoladas sob a tirania da mãe, que decreta um luto de oito anos após a morte de seu segundo marido. A convivência familiar e a personalidade dominadora da mãe gera tensões na família, que culminam em um enredo cheio de drama e reviravoltas. 

O trabalho é resultado dos estudos conduzidos com 17 atores e atrizes, durante o ano de 2024, pela Diretora Maia Piva.Os integrantes do grupo são alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade em torno da Unioeste Cascavel, que participam gratuitamente, recebendo formação e vivência na linguagem do teatro, aprimorando seus conhecimentos a cada montagem. “Privilegio o avanço dos conhecimentos dos participantes através não só da prática mas também do estudo teórico sobre teatro”, diz Maia Piva, Diretora do grupo.

O Grupo Digressão Cênica existe desde 2022 e é dirigido por Maia Piva desde 2023, já tendo apresentado o espetáculo "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, também no Auditório da Unioeste, em 2023, com a participação da Orquestra Sinfônica de Cascavel ao vivo no palco, executando as músicas da peça.

Para a montagem deste ano, a linguagem do realismo, trabalhado por Constantin Stanislavski, ganhou pitadas de surrealismo nas interpretações. Com um cenário enxuto e pouquíssimos elementos de cena, o espetáculo concentra-se na interpretação e na força do texto de Lorca.

 

O quê: A Casa de Bernarda Alba

Quem: Grupo Digressão Cênica

Onde: Auditório da Unioeste - Cascavel

Quando: 23 e 24\11, às 20h

Ingresso: 01 kg de alimento não perecível (ingresso distribuído 1 hora antes do evento)

Classificação: 10 anos

 

Ficha técnica:

Realização: CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes  e UNIOESTE - Cascavel

Coordenação Geral: Valdecir Soligo

Direção Geral: Maia Piva

Direção de Iluminação: Mateus Spindula

Apoio técnico: Juliana Tonin, Jhonatan Mazo da Cruz e Guilherme Medeiros

Agradecimentos: ADUC - Associação dos Docentes da Unioeste, Acir Dias e Jaydin do Éden

 

Elenco e produção geral: 

Audrey Natielli

Camila Dani

Catherine Nardelli

Carlos Porfirio

Dayane Ronqui

Delaide Scur

Gabriella Olimed

Gabrielle Rempel

Karen Ribeiro

Lucas Bueno

Lucas Wengrat

Mayara Baravelli

Fany

Pedro do Valle

Samuel Bueno

Saullo Kovaleski

Sial

 

Créditos: Redação com Assessoria