Ponto 14

No Show Rural Coopavel, Sumitomo Chemical celebra 50 anos e apresenta inovações

Fundada em 1913, no Japão, a empresa aproveitou o evento para reforçar seu protagonismo no setor e sua proximidade com os consumidores, especialmente no Paraná

Por Gabriel Porta Martins

No Show Rural Coopavel, Sumitomo Chemical celebra 50 anos e apresenta inovações Créditos: Lucas Gabriel/GP

Durante o Show Rural Coopavel 2025, a Sumitomo Chemical, uma das principais empresas globais de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a agricultura, destacou-se não apenas pela apresentação de suas inovações, mas também pela celebração de importantes marcos: 50 anos de atuação no Brasil, são cinco anos no varejo de insumos agropecuários e o início das ações para a safra 25/26. Fundada em 1913, no Japão, a empresa aproveitou o evento para reforçar seu protagonismo no setor e sua proximidade com os consumidores, especialmente no Paraná, onde as cooperativas desempenham um papel fundamental.

Nelson Caldeira, diretor comercial da Sumitomo na região Sul, enfatizou a importância do momento para a empresa. "Para nós, é um momento importante, tanto participar do evento da Coopavel quanto poder demonstrar nossas inovações. Este ano, lançamos oito novos produtos, atuando em mercados como hormonais e biológicos", destacou. Ele ressaltou que, no Paraná, 60% dos insumos consumidos pelos produtores passam pelas cooperativas, um segmento que a Sumitomo tem trabalhado de forma estratégica. "Investimos em inovações, no relacionamento com parceiros e no portfólio, e isso tem dado resultado. Crescemos 22% no segmento de cooperativas no Brasil", comemorou.

Marcos Cernescu, gerente regional de Ponta Grossa, reforçou a estratégia da empresa de focar em soluções que aumentem a produtividade do agricultor. "A Sumitomo tem uma estratégia clara: ajudar o produtor a produzir mais. Isso se dá através de lançamentos de novos produtos, como fungicidas e moléculas inovadoras, além da nossa expertise em hormonais, área em que atuamos há cerca de 60 anos", explicou. Ele também destacou a importância de fortalecer a atuação no segmento de cooperativas. "Estamos há 50 anos no Brasil, mas há apenas 5 anos atuando mais fortemente nas cooperativas e distribuidores. Nosso foco agora é estruturar equipes, planejamento estratégico e trazer soluções cada vez mais eficientes para o produtor", afirmou.

Com a perspectiva de lançar 30 novas soluções até 2028 e mantendo os valores e preceitos de sua origem japonesa, que são pilares fundamentais de sua operação, a Sumitomo Chemical decidiu, neste ano especial, reforçar seu posicionamento no mercado como uma grande aliada e parceira dos produtores. Para isso, adotou a assinatura “Agricultura Nos Une” em sua primeira campanha de comunicação institucional.
“O conceito da campanha resgata a história e a dedicação da Sumitomo Chemical como uma empresa que une capacidade científica de ponta à descoberta de moléculas e formulações inovadoras em seu portfólio, que inclui produtos químicos, biológicos, hormonais e naturais. É essencial que essa trajetória seja mais conhecida, pois nossa visão é ser reconhecida como uma das principais empresas globais de inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma Cassio Greghi, head da Sumitomo Chemical Brasil.
Já Luciano Jaloto, diretor de Marketing Brasil da Sumitomo Chemical, complementa: “Quando dizemos que a agricultura nos une, estamos afirmando que caminhamos lado a lado com aqueles que fazem o agro acontecer. Estamos conectados pela mesma razão de existir e trabalhamos juntos pelo sucesso de nossos negócios e pela consolidação de uma agropecuária sustentável e próspera. Afinal, o agro é feito de pessoas, para pessoas. É isso que nos une.”

Lançamentos para a Safra 25/26
Entre as novidades apresentadas pela Sumitomo, está o Kaiso Max®, um inseticida com duplo mecanismo de ação – choque e residual prolongado – eficaz contra uma ampla gama de pragas, especialmente percevejos. O produto, que já era registrado para cana-de-açúcar, agora também está disponível para soja e milho.
Outro destaque é o ZethaMaxx EVO®, herbicida pré-emergente para soja com uma formulação única que combina três modos de ação: inibidor da enzima acetolactato sintase (ALS), protox e divisão celular. A solução oferece um controle residual ampliado, reduzindo a matocompetição durante o estabelecimento da cultura. Além da soja, o produto também é indicado para algodão, feijão, milho e trigo em segunda safra.

Portfólio
Excalia Max®: Referência nas últimas três safras, este fungicida combina indiflin, ingrediente ativo desenvolvido originalmente pela Sumitomo Chemical, com tebuconazol. A formulação é a melhor escolha para o manejo de doenças como ferrugem asiática, mancha-alvo, podridão de vagens e grãos, quebramento de hastes e doenças de fim de ciclo (DFCs). Com mais de 5 milhões de hectares tratados desde seu lançamento, o produto garante controle eficiente, manejo de resistência e manutenção do potencial produtivo.

Aveo® EZ: Solução biológica para tratamento de sementes, que cria uma simbiose com as raízes, formando um biofilme protetor contra nematoides. O produto paralisa os nematoides em estágios juvenis, reduzindo sua reprodução e, consequentemente, o impacto nas próximas safras.

MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®: Com foco na sustentabilidade, essas soluções melhoram a qualidade biológica do solo, promovendo maior longevidade, saúde e qualidade das culturas.

Programas Inteligentes de Manejo Fisiológico Soja+ e Milho+: Oferecem recomendações técnicas personalizadas para cada cultura, com foco no manejo de florada, maturação e colheita. Os programas utilizam produtos sustentáveis para otimizar a arquitetura das plantas e garantir ganhos expressivos de produtividade.

 

Créditos: Gabriel Porta